A nossa Felicidade depende em grande parte da forma como vemos o que nos rodeia e como encaramos os nossos problemas. Quantas vezes nos questionamos por determinada situação da nossa vida. Quantas vezes não dormimos preocupados com este ou aquele problema.
É hora de agir e fazer uma introspecção, afinal existem perguntas que podem mudar a nossa vida numa óptica realista, ajudando-nos a esclarecer o que tantas vezes não vemos claramente com olhos de ver:
- O que me faz feliz? Já Paraste para pensar o que te faz realmente feliz? Já paraste para pensar qual é o teu propósito de vida? A resposta a esta pergunta pode mudar a tua vida. É importante dar sentido à vida, perceber o que te motiva, qual a direcção que queres seguir e até onde vai o teu foco.
- Estou feliz no trabalho que faço? Gastamos quase um quarto da nossa vida a trabalhar, o que significa que se for feito por obrigação, sem gosto, estaremos insatisfeitos um quarto das nossas vidas. Certo é que todos temos que trabalhar porque nada cai do céu. A diferença está em ter um trabalho que nos realize, mesmo que para tal seja necessário tirar uma formação ou especialização.
- O que posso fazer para contribuir para a minha felicidade? Quantas vezes estamos chateados e culpamos os outros só porque sim. É necessário arregaçar as mangas e perceber que a nossa felicidade depende de nós. Pequenos gestos, conquistas para que seja feliz.
- O que posso fazer para me tornar mais saudável? Raramente fazemos esta pergunta porque implica algum esforço e dedicação. Basta 30 minutos por dia de exercício para mudar a tua vida e uma alimentação regrada.
- Para onde quero ir, agora e no futuro? É importante perspectivar uma vida melhor no futuro. Procurar saber onde estamos, se vamos no rumo certo, se é este o caminho que queremos seguir. É importante reforçar objectivos, efectivar o que pretendemos no futuro.
- O que me impede de fazer o que quero? Existem alturas na vida em que é necessário parar para pensar, mesmo que saibas o que queres para a tua vida, pode haver alguns obstáculos que impeçam a sua realização. O medo, a falta de força de vontade podem ser grandes barreiras para a conquista.
- Estou confortável comigo mesmo?A confiança, a auto-estima são grandes alicerces que nos ajudam na caminhada. É fundamental que haja um equilíbrio Psico-emocional.
- Existe algo que sempre quis fazer mas ainda não fiz? Seja o que for, é importante que seja realista e que comeces a trabalhar nisso. Pode ser uma viagem, um hábito, ultrapassar um medo. O importante é enfrentar e colocar metas para alcançá-lo.
- Qual a pior coisa que me poderia acontecer agora? Reflecte numa situação pela qual não gostarias de passar. De algum modo a resposta a esta questão valorizará aquilo que tens, seja pessoal ou profissional. Por isso vive grato pelo que és, pelo que tens!