É hoje!! É hoje!! O evento mais esperado pelas crianças, no mês de Outubro. Já adivinharam qual é?? Pois, é mesmo esse! Halloween ou dia das bruxas!
O Dia das Bruxas (Halloween, nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, nos países de língua inglesa, mas com especial importancia nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos povos antigos.
Nós, como emigrantes a viver na Inglaterra aderimos também a esta festa, afinal há que viver também um pouco a cultura do pais que nos acolhe.
As crianças e alguns graudos mascaram-se de seres assustadores, há os mais mimosos como abobrinhas e as gatinhas pretas, mas também os há muito assustadores, os fantasmas, as mumias, os vampiros, as bruxas, os que escorrem sangue vermelho bem vivo pela face a emitar o Drácula, os que poem olheiras carregadas e como o Frankenstein.
As crianças acham que é uma festa de máscaras assustadoras, mas o que querem mesmo é bater às portas ao cair da noite e dizer: trick or treat e estender o baldezinho para receber uns docinhos.
Mas quantos de vós sabe a história do Halloween ou Dia das Bruxas?
Esta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam nas casas objectos assustadores, como por exemplo caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro).