quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dicas para conduzir em Inglaterra


Quem chega a Inglaterra de carro, especialmente a Londres, vê-se confrontado com um sem número de "novas" sinalizações às quais não estamos habituados em Portugal. Por vezes pode parecer confuso à primeira vista mas no fim tudo se encaixa e o trânsito flui com muito mais dinâmica e civismo. Hoje trazemos algumas dicas que te poderão evitar algumas más experiências e multas, especialmente no que diz respeito ao estacionamento.
É um facto que em todo o lado há regras e o código da estrada é igual aqui ou em Portugal ou em qualquer outra parte, a maior diferença está básicamente na forma como é usado, ou não, e na forma como é fiscalizado, ou não. Deixar os passeios para os carros e obrigar uma cadeira de bebé a ir para a estrada é algo que não cabe na cabeça de nenhum cidadão inglês, quem o faz arrisca-se a, pelo menos, uma multa e na maioria das vezes ir buscar o carro ao "parque de estacionamento" da polícia. Por isso esqueçam, nem vale a pena arriscar, não deixem o carro a obstruir passeios. Quem diz passeios diz também em cima de passagens de peões, paragens de autocarro, etc. Aqui as regras são mesmo para cumprir. Há sempre zonas na via pública onde poderás estacionar ou parar, estas estão normalmente assinaladas com linhas na estrada e acompanhadas com sinalização vertical. Por exemplo, no esquema 1 pode estacionar-se na caixa limitada por tracejado porém este está condicionado ao horário designado na sinalização vertical. Na figura 2, uma linha vermelha, permite parar excepto nos dias e horas registados na sinalização vertical. No caso de duas linhas vermelhas a proibição é total (figura 3), não estacionar, mesmo que não exista qualquer sinal vertical, assim como no caso de linhas em zigzag que encontramos maioritáriamente perto das paragens de autocarro, passadeiras de peões e escolas.

Duas linhas amarelas proibem a paragem em qualquer altura, mesmo que não haja qualquer sinal vertical. Uma linha amarela significa que podes parar mas com restrições que normalmente estão anunciadas em sinalização vertical. Quando as marcações amarelas estão no passeio e na perpendicular à estrada estas têm a ver com os condicionamentos para cargas e descargas e no caso de ter apenas uma linha esta virá acompanhada de sinalização vertical pelo que devemos procurá-las a fim de esclarecermos os períodos em que podemos ou não fazer a carga ou descarga.


Grelhas como a da figura abaixo aparecem normalmente em cruzamentos movimentados e proibem que o condutor pare em cima delas bloqueando o cruzamento, desta forma fica assegurado que o trânsito flua sem  limitações. Nestes cruzamentos há normalmente câmaras e a paragem em cima desta caixa pode significar uma multa a aparecer em casa nos próximos dias.

Nem todos os corredores para os autocarros são intocáveis. Há vias reservadas ao bus 24 horas por dia e 7 dias por semana mas muitas delas têm indicações verticais que sinalizam as horas e dias em que elas devem funcionar como corredores de autocarros e fora desses períodos de tempo elas podem ser usadas normalmente como uma via qualquer. Há ainda casos em que estas mesmas vias "bus lanes" são permitidas também a motas, bicicletas e taxis em qualquer altura.

Cruzamentos, normalmente com semáforos, onde haja um espaço reservado às bicicletas, certifica-te que paras antes da linha branca que limita a sua zona e evitarás uma multa.
Visita o link para algumas dicas extra.
Além da condução mudar de faixa e das mudanças mudarem de mão ainda temos de nos habituar à quantidade de sinais e sinalizações na estrada que, a comparar com Portugal, pode nos parecer excessiva mas com o tempo verificamos ser a necessária para que nunca hajam dúvidas ou mal entendidos.