terça-feira, 25 de junho de 2013

Comprar carro no Reino Unido [ parte 1 ]


O problema não é comprar carro em Inglaterra e sim fazer o seguro em Inglaterra.

Apesar do trânsito ser mais que muito a toda a hora, por incrível que possa parecer há muita gente que não tem carro. Talvez mais de 30% dos residentes de Londres não possuem transporte próprio e dos 70% que o têm talvez menos de 50% o use diáriamente no transporte casa-trabalho-casa. Porquê? Porque há transportes públicos 24 horas por dia, porque há gente na rua mesmo às 4 da manhã, porque os tempos de espera raramente são superiores a 10 minutos, porque normalmente chegam a horas e quando há atrasos somos avisados. Mas também porque muitas pessoas optam por andar a pé, de bicicleta ou de mota. Em todo o caso nós, como portugueses que somos, não conseguimos imaginar-nos sem carro.

Começámos à procura de carro no início de 2010, cerca de 6 meses após termos chegado a Londres no nosso Opel Corsa (aqui conhecido como Vauxhal Corsa) de volante à esquerda e já a precisar de reforma. Contudo, depressa descobrimos que o problema maior não seria encontrar um carro a bom preço e sim um seguro a bom preço. Para terem uma ideia, não é difícil ter um seguro quase tão caro como o carro que comprámos, um Ford Focus de 2000 por cerca de £2500. A grande luta foi mesmo conseguirmos um seguro por menos de £700 por ano, e olhem que £700 é um simples seguro contra terceiros com direito a práticamente nada. Para piorar as coisas o seguro no Reino Unido é feito para o condutor, ou seja, se num casal ambos quiserem conduzir um mesmo carro o seguro terá de ter isso em consideração e claro ficará mais caro. Resumindo, quanto mais condutores se associar ao seguro de determinado carro mais caro esse mesmo seguro ficará. Mas as despesas para ter um carro no Reino Unido não ficam por aqui.
Ao fim de muitas pesquisas na internet conseguimos um seguro “relativamente em conta”, cerca de £550. Felizmente há inúmeros sites para comparar propostas de seguros. Sem sairmos de casa encontramos o seguro que mais nos convém ao melhor preço, este pode inclusivé ser solicitado via internet ou por telefone.
É chegada a hora de tratar da Road Tax semelhante ao Imposto Unico de Circulação em Portugal. Com os papeis do carro na mão há que dirigirmo-nos aos correios a fim de pagar mais cerca de £200/ano.
O valor do Road tax varia de acordo com o carro que se possui. Para carros registados após 1 de Março de 2001 este valor é calculado segundo os níveis de emissão de CO2 e o tipo de combustivel que o carro usa. Para os carros registados antes da data acima a taxa baseia-se na cilindrada do motor havendo duas taxas possíveis, até 1549cc e acima de 1550cc.

É bastante evidente que não fica barato ter carro em Inglaterra e as despesas podem agravar-se dependendo do local onde se vive. Muitas vezes há ainda a pagar um valor ao Council que nos dá permissão para estacionar em determinadas ruas onde o estacionamento é condicionado e pago.
E não adianta fugir a todas estas taxas, no espaço de 5 minutos podes ver o teu carro com um clamp ou se demorares um pouco mais nem o chegas a ver. 

Links úteis:
Comparação de seguros:
http://www.confused.com/