terça-feira, 2 de junho de 2015

Carta de Condução Portuguesa em Inglaterra



Quando iniciei a minha aventura por terras de Sua Majestade a carta de condução foi sem dúvida uma mais valia. Mais do que um documento que valida o nosso direito a conduzir, a carta de condução é também um documento de identificação na Grã-Bretanha. Se noutros países é-nos exigido a apresentação da carta de condução quando somos parados pela polícia, sendo mesmo motivo de multa caso não a transportemos connosco. Na Grã-Bretanha, embora seja igualmente uma ofensa não apresentar a carta de condução, certificado de seguro e certificado MOT, quando solicitados por um policia,  normalmente o policia emitirá um HO / RT1 / (chamado "producer") exigindo a apresentação dos referidos documentos numa esquadra da nossa conveniência no prazo de 7 dias. Se os documentos forem apresentados no prazo solicitado e se todos estiverem válidos o caso ficará assim encerrado.
Por lei todos os detentores de cartas de condução válidas pertencentes à União Europeia poderão conduzir na Grã-Bretanha até à idade de 70 anos, ou até 3 anos após se tornarem residentes na Grã-Bretanha, o que representar o maior período de tempo. Porém se obtiveste a tua carta de condução da União Europeia (UE) através da troca de uma não-UE, então apenas poderás conduzir com ela 12 meses em terras Britânicas.

É aconselhável trocares a tua carta Portuguesa para Inglesa nos seguintes casos:
  • Se o teu trabalho envolver conduzir carro/carrinha/camião da empresa
  • Se pretenderes comprar carro em Inglaterra, pode ser vantajoso na hora de fazeres o seguro.
O processo de mudança de carta é simples e rápido. Fica a saber os passos que deves dar:

  1. Preencher o formulário D1 da DVLA (encontras disponível online ou nos correios) 
  2. Enviar o formulário, a quantia de £43 (em vale, cheque, etc) e a tua actual carta de condução. [sugestão: explica o que estás a enviar nos correios e solicita um comprovativo que possas exibir no caso de te ser solicitado.]
  3. A tua nova carta de condução deverá ser-te enviada no prazo de 3 semanas.