terça-feira, 26 de maio de 2015

O que muda [em nós] quando emigramos


Não pense, quem nunca saiu do seu canto, que é fácil deixar tudo e ir em busca de uma vida melhor. Os primeiros anos são difíceis, a adaptação a uma nova vida e cultura é desafiante e nem sempre pacifica. É uma decisão que nem todos conseguem realizar. Todavia, quem emigra não muda apenas de país muda também um pouco de identidade:
  • Redescobres-te a ti próprio, a mudança para um país modifica-nos como pessoas, torna-nos diferentes. Por vezes o processo é muito doloroso mas no final será certamente uma grande aprendizagem.
  • O "nosso" mundo fica maior, fica literalmente maior a nossa mente, a nossa visão sobre a realidade fica também mais rica.
  • As amizades ficam mais diversificadas, conhecer gente com outras culturas expande também a nossa aprendizagem sobre outros países.
  • No início sofremos um choque cultural, especialmente para quem vem de meios mais fechados e isolados o choque pode ser drástico mas nada que o tempo não apazigúe. O que fica é uma mentalidade mais condescendente e com maior respeito pela diversidade
  • Por muito que mudemos, que nos tentemos fundir na vida e cultura do novo país, seremos sempre estrangeiros e isso faz-nos às vezes sentir que não pertencemos a lado nenhum. Já não nos vemos a viver no lugar que deixámos mas também sentimos que, na verdade, este onde estamos está-nos apenas emprestado e talvez por isso cultivemos tantas vezes este desapego das coisas. O que antes fazia sentido possuirmos hoje já não faz.
  • Aprendemos a ir à luta e a dependermos apenas de nós. Desenvolvemos a nossa autoconfiança e capacidade de improvisação.
São muitas as mudanças pelas quais passamos. Ganhamos novas resistências, uma nova mentalidade, um novo comportamento... Ou muitas vezes simplesmente passamos a ser o que realmente queremos ser sem medo de desagradar os outros. 
Se esta aventura também te mudou, partilha connosco o que se alterou em ti.