terça-feira, 30 de junho de 2015

Entrevista de grupo


No seguimento do post "Entrevista formal vs informal" hoje falamos um pouco sobre a entrevista de grupo que é feita na presença de todos os candidatos possíveis à vaga em questão. Este tipo de entrevista é o tipo de processo selectivo mais barato para a empresa. Durante este processo estão presentes especialistas em recursos humanos, e em alguns casos o director da empresa.
A entrevista de grupo é normalmente vista pelos candidatos com alguma pressão e receio, não só porque estão presentes todos os candidatos mas também porque o nível de exigência e superação é elevado.
Para os recrutadores as entrevistas de grupo são de extrema importância no sentido de garantirem a assertividade na selecção dos candidatos. Esta entrevista possibilita ainda uma situação próxima da realidade de trabalho permitindo aos recrutadores a observação atenta dos candidatos, nomeadamente as suas atitudes, comportamentos e conhecimentos para a vaga em questão.
Ficam algumas dicas de como te preparares para este tipo de entrevista:
  • Pesquisa o máximo de informação sobre a empresa e os seus recrutadores
  • Reúne alguns amigos e simula que estás numa entrevista idêntica com perguntas como esta: "De que maneira podes contribuir para o sucesso da empresa", por exemplo.
  • Tem uma postura de confiança e segurança em ti mesmo.
  • Mostra contacto visual, olhando directamente para o recrutador, quando por exemplo estiveres a responder a uma questão em frente a todo o grupo.
  • Responde assertivamente e claramente às questões colocadas, sem rodeios e sendo directo.
  • Os recrutadores por norma perguntam se os candidatos têm questões, a tua resposta deve ser sim, mostrarás o teu interesse pela vaga causando uma boa impressão.
Este tipo de entrevista é mais desafiante e os candidatos serão "obrigados" a interagir mais. De qualquer modo sendo uma entrevista com um grau de exigência maior, a preparação prévia será a palavra chave. Confia em ti!