terça-feira, 16 de junho de 2015

O que fazer com as crianças em tempo de férias


Não trago nenhuma informação que provávelmente não saibas ou resolução milagrosa para o problema que hoje levanto aqui. A verdade é que, quem vive longe da família, em especial dos avós (pais), não tem grandes alternativas no que diz respeito às férias de Verão das crianças, ou tiramos férias ao mesmo tempo que elas (se tivermos essa possibilidade), ou tentamos enviá-los para Portugal com o coração apertado e desejando que o mês acabe pois as saudades são muitas, ou vimos aqui pedir sugestões de ocupações para os mais pequenos enquanto os pais vão trabalhar.
No tempo em que nós eramos da idade deles, em Portugal, lembro-me que havia as colónias de férias, OTLs, etc., este vai ser o meu primeiro ano em que me vou deparar com este problema mais realisticamente e a verdade é que não encontro grandes soluções para deixar as crianças durante um dia de trabalho e as que há não são propriamente baratas. Se tiverem ideias do que fazer com os nossos filhos em tempo de férias estando nós a trabalhar, se também se sentirem perdidos como eu sem saber muito bem o que fazer, se já passaram por isto e encontraram uma solução à vossa medida, por favor partilhem, deixem o vosso comentário, quem sabe se reunindo as vossas ideias não conseguiremos fazer um post cheio de soluções milagrosas, até lá... vou deixar aqui uma lista de locais onde podemos encontrar actividades para tornar as nossas férias com os mais pequenos menos stressantes para nós e mais excitantes para eles.
  • No website do teu município e centros turísticos de informação
  • Centros comunitários da tua localidade
  • As bibliotecas públicas também  têm eventos como leitura de histórias, trabalhos manuais e artes. As bibliotecas possuem igualmente outros suportes como computadores, uma grande variedade de livros assim como de filmes que podemos requisitar.
  • Nas piscinas dos municípios, na altura de férias fazem muitas vezes preços simpático e atractivo.
  • Visitar museus e galerias, que têm regularmente exibições e eventos para toda a família, pode ser também uma forma de estimular as crianças e mote para posteriores brincadeiras e trabalhos manuais.
Não se esqueçam, deixem as vossas ideias, sugestões e experiências sobre o que fazer com os mais pequenos quando eles estão de férias e nós não.

Background photo by | Foto de fundo de: Paul & Paula