quinta-feira, 19 de novembro de 2015

FAQs de quem quer emigrar [ A escola dos filhos e o trabalho dos pais ]


As perguntas são muitas e variadas e muitas vezes até já foram dadas as respostas aqui no Sunny Dot. Por isso decidimos, em jeito de recapitulação ou de organização, para que não seja demasiado exaustiva a vossa busca aqui no blog, criar uma nova categoria "FAQ" que podem encontrar no menú das CATEGORIAS à vossa direita.
Vamos criar uma série de posts onde iremos, da melhor maneira possível, responder às perguntas que mais frequêntemente vocês colocam ou por escrito ou nas consultas via Skype.
Porque esta é uma preocupação genuina e de primeira instância vamos começar com a  compatibilidade entre ter filhos em idade escolar e a necessidade que normalmente o casal tem de trabalhar:

Como fundiona o sistema escolar em Inglaterra? A partir de que idade poderei colocar o meu filho na escola? Existem opções válidas para o colocar depois da escola sendo que poderei estar ainda a trabalhar?
Há creches que aceitam bebés pequenos normalmente a partir dos 6 meses porém as mais comuns só abrem a porta a crianças dos 2 aos 5 anos. Em qualquer dos casos a oferta é normalmente muita mas a procura é imensa e por isso existem, na maioria das vezes, listas de espera. Qualquer criança a partir dos 3 anos tem direito a 15 horas semanais de creche/pre-escola pagas pelo Estado.
Conforme já falámos aqui a idade de ingresso para a escola pode variar entre os 4 e os 5 anos de acordo com a data de nascimeno da criança. 
O período de aulas pode variar de escola para escola mas começará entre as 8 e as 9 da manhã e terminará entre as 3 e as 4 horas da tarde. As crianças ficarão na escola cerca de 6 a 7 horas seguidas. 

Tendo em conta que um horário normal de trabalho será normalmente 8 horas e tendo em conta que a criança fica na escola 6 horas no mínimo a melhor opção e a mais barata será jogar com os horários de trabalho do pai e da mãe de modo a que estejam disponíveis alternadamente para irem buscar a criança. Outras opções: há escolas que têm clubes após o tempo de aulas, como alternativa, mas mais dispendiosa, há locais, muitas vezes funcionam também como creches, que também promovem estes clubes após o horário escolar, as amas (childminder) também são uma opção viável e muito usada.