quarta-feira, 2 de março de 2016

A escolha da carreira certa


Eu podia pôr a cara de "gravidade" da modelo acima e fazer um texto sábio cheio de dicas para tirares o rabo do sofá e ires à luta. Eu já passei por aqui. Já me senti perdida, sem saber se estou no caminho certo e até, sem saber qual o caminho certo (ou pelo menos, menos errado).
Antes de decidir o que devia fazer decidi pesquisar. Pesquisei muito. Qual a formula certa para descobrir a carreira certa para mim. Não chega gostarmos de fazer algo, não chega pensarmos no dinheiro ao final do mês, não chega sabermos fazer e fazermos com primor. A carreira que escolhermos vai, muito provávelmente, acompanhar-nos metade de uma vida (no minímo), é justo que passemos todo esse tempo a fazer algo que nos dê prazer. Com o mesmo espirito que queremos e vamos de férias, com a mesma vontade que esperamos pelos fins-de-semana. Na verdade a carreira ideal deve entranhar-se na nossa pele, fazer parte da nossa vida e em nenhum momento sentirmos desejo de fugir dela.

No processo de escolha da minha carreira deparei-me com um esquema engraçado (infelizmente está em inglês mas acredito que isso não será problema quando o adotarem na vossa pesquisa e decisão). Este esquema liberta-nos um pouco desta responsabilidade de que "tem de ser". Por tratar o assunto de forma inteligente mas ao mesmo tempo divertida, permite libertarmo-nos do peso da escolha a fim de escolhermos com menor pressão e maior honestidade e tempo.

Se fores sincero contigo mesmo, adotares uma perspectiva aberta e recolheres opiniões realistas, conseguirás chegar a uma resposta. Segue o esquema (= link) e diverte-te.