segunda-feira, 10 de junho de 2013

À boleia de Camões abrimos o CPI


Já pararam para pensar que dia é hoje? É 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas! Querem dia melhor para vos darmos as boas-vindas a este cantinho criado para a Comunidade Portuguesa? Sejam muito bem-vindos!

As origens do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades remontam ao início do século XX (1924). Tendo começado a ser festejado a nível nacional com o Estado Novo (regime instituído em Portugal por António de Oliveira Salazar, em 1933).

Segundo Conceição Meireles (investigadora especialista em História Contemporânea de Portugal) Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial. O feriado em honra de Camões (um dos símbolos da Nação) passou então a ser a 10 de Junho uma vez que esta data foi apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu "Os Lusíadas".

Oliveira Salazar, na inauguração do Estádio Nacional em 1944, denominou também o dia 10 de Junho como o Dia da Raça, em memória das vítimas da guerra colonial. A partir de 1963, o feriado do 10 de Junho assumiu-se como uma homenagem às Forças Armadas numa exaltação da guerra e do poder colonial. Pelo que, até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho foi conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça. A segunda república porém não se revê de todo neste feriado, pelo que, em 1978, o converte em Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, tal como o conhecemos até hoje.

Assim sendo, não poderia haver melhor dia que o de hoje, para abrir as portas do Código Postal Internacional a todos os portugueses, estejam onde estiverem, dentro ou fora de Portugal. Não concordam?
Este é o nosso/vosso espaço! Aqui iremos partilhar experiências pessoais de Portugueses a viverem por todo o mundo, divulgaremos oportunidades de trabalho e de estudo, destacaremos o que de melhor o mundo tem para nos oferecer, reuniremos legislações e benefícios e, acima de tudo, transmitiremos as diferenças, dificuldades e opiniões inerentes à nossa própria experiência como Portuguesas a viver no estrangeiro.

Escreve-nos (codigopostalinternacional@gmail.com) com as tuas dúvidas e ansiedades, partilha a tua experiência connosco, comenta, ou simplesmente acompanha-nos nesta nossa aventura.


Fonte: http://www.catraios.pt/10junho.htm e