quarta-feira, 19 de junho de 2013

Batalhas de uma mãe solteira a viver em Inglaterra


Para uma jovem mãe solteira, a viver fora do seu país há menos de um ano, as coisas são, por vezes, ainda mais difíceis, mas como a esperança é a última a morrer, vale sempre a pena tentar. Se hoje foi mau, amanhã será melhor!

O que vos vou contar a seguir é baseado numa história verídica passada em Inglaterra.

Começando por perceber que tinha de arranjar um lugar para morar rapidamente, Dora, mãe de duas crianças, de 7 e 2 anos, e a morar nos arredores de Londres, decidiu separar-se do marido com quem estava há alguns anos, e viu-se completamente desamparada e perdida. Não era para menos, ficar sozinha com duas crianças ao encargo seria um enorme desafio. Mesmo trabalhando ela sabia que não iria ser fácil dar o passo seguinte. Começou então por desabafar com as amigas mais próximas dizendo o que queria fazer num curto espaço de tempo. Elas acharam-na louca, mas o cansaço mental e físico em que se encontrava falavam mais alto e disse para si mesma, “…é agora ou nunca!”.

Numa dessas conversas com a sua melhor amiga Sara, que já estava emigrada há algum tempo, ouviu falar pela primeira vez de um departamento que ajudava as pessoas com as suas dúvidas e não só. Neste caso específico, Dora queria saber se nesse departamento ajudavam a arranjar uma casa. Então, juntamente com a Sara, lá foi bem cedo ao Citizens Advice da sua área de residência. Ao chegarem reparam que já existia muita gente à porta, o que pressupunha ser um sítio de bastante procura para o mais comum cidadão. Depois de alguns minutos à espera, Dora consegue falar com a funcionária que se encontrava ao balcão. Esta entregou-lhe um formulário com diversas perguntas para preencher e um cartão com o número de ordem de chegada e garantiu que Dora seria atendida por um conselheiro de maneira a que saísse dali com as dúvidas esclarecidas.

Demorou mas foi. Dora foi atendida por uma senhora de meia-idade que prestava serviço voluntário naquele departamento e ficou a saber o que deveria fazer e como fazer para obter casa. Também ficou a saber que sendo mãe solteira teria direito a pedir alguns benefícios*.  Não foi fácil, mas a partir daquele dia, muitas foram as visitas da Dora ao Citizens Advice, sempre à procura de respostas e possíveis soluções.
Solicitou todas as ajudas possíveis e imaginárias que lhe indicaram para conseguir alugar uma casa com ajuda nas despesas inerentes à mesma e com os filhos menores de idade. E meses mais tarde, com a ajuda de Sara, lá conseguiu a casa e todas as ajudas que pediu (Child benefit; child tax credit, housing benefit, council tax credit,  working tax credit, Jobseeker’s Allowance, Income Support *). Quatro meses foi o tempo que esperou por uma resposta positiva do Council da sua área de residência e pelos pagamentos do Housing benefit e Council tax credit. Quanto às outras ajudas, a resposta por parte das devidas repartições e o pagamento das mesmas não demoraram tanto tempo.

Hoje ela mora com os dois filhos numa casa de 3 quartos, e consegue pagar a renda e as despesas não só com o seu ordenado mas com as ajudas que ainda o governo deste país vai dando às mães solteiras.

Custou mas valeu a pena todo o caminho trilhado com bastante sacrifício. Dora nunca desistiu e sempre acreditou que um dia estaria sentada no jardim de sua casa a ver os filhos brincarem tranquilos e felizes.

                  https://www.gov.uk/benefits-adviser
                  http://www.citizensadvice.org.uk/

* Benefits ou benefícios Algumas ajudas do governo Britânico aos cidadãos britânicos e da comunidade Europeia.

Background photo by | Foto de fundo por: Stephen and Melanie