terça-feira, 18 de junho de 2013

Visita inesperada ao hospital


Pois, pensava eu que iria ter uma noite descansada, com os miúdos cedo na cama... nao passou de uma miragem.
Cerca das 19h30 corri às urgências mais perto, um daqueles centros médicos abertos das 8 as 20h. Na porta estava uma nota a dizer que já não atendiam ninguém, muito bem, resolvi ir ao hospital mais perto, seria até melhor já que estava desconfiada que seria preciso um raio-x.

Geralmente estes sítios são todos a 10 min. de distância de carro por isso foi rapidinho. Demos entrada na recepção e dirigimo-nos à pediatria, o doente era o meu filho D. de 13 anos. Passado uma hora, fomos chamados para uma avaliação da situação, seguiram-se mais 3 horas de espera. A minha barriga roncava de fome e os miúdos ficavam impacientes. As máquinas de venda automática só tinham chocolates ou batatas fritas, nada que me agradasse, para ser sincera. Àquela hora nem o restaurante do hospital me podia acudir. A R., filha mais nova, preocupada com as horas de sono e com o teste de matemática que iria ter ao início da manhã. O D. com dores e já sem posição para estar.
Terei ouvido chamar??!! Finalmente alguém se lembrou de nós!!

Encaminhados, por uma enfermeira, à sala do médico, os acontecimentos foram descritos. Uma simpatia de médico, criou-se logo empatia, brincalhão e bem disposto, vindo da Africa do Sul. Valha-nos isso, depois de tanto tempo de espera. Fez-se o raio-x e em 10 minutos estavamos de volta ao gabinete do médico. As notícias nao eram boas. Um osso da mão lesionado e os cotovelos tambem. Seguem-se 6 semanas de castigo, com a mão e cotovelo engessado e ambos os braços atados ao pescoço.

Depois de, na semana passada, termos recebido a notícia de que o D. tinha passado as 5 eliminatórias para entrar na equipa South East London U13 (under 13 years) Basket e na equipa Crossades de Medway... agora é saber viver com a decepcção de não poder jogar tão cedo.

É sempre bom saber que qualquer cuidado médico com as crianças é totalmente grátis em Inglaterra, assim como os medicamentos e aparelhos para os dentes. O sistema de saúde é gratis até aos 16 anos e até aos 19 anos se continuarem a estudar. As consultas e emergências para adultos também não são pagas, incluindo raio-x ou outros exames complementares.

Já os servicos de dentista para adultos sao tabelados e têm 3 escalões, dependendo do que fizeres na consulta. Porém as grávidas têm serviço de dentista gratuito e até 1 ano após o nascimento do bebé.
As receitas médicas têm um valor fixo para quem as paga, mais uma vez as grávidas têm exensão até após um ano do nascimento do bebé. Isto é, as ajudas socias sao muitas e há quem esteja abrangido por benefícios (subsídios), dependendo da situação em que se encontra. Por exemplo, quem tiver rendimentos baixos ou esteja desempregado.

Devo dizer, que em geral estou muito satisfeita com o sistema de saúde daqui, muitas vezes as corridas aos centros de saúde, levam apenas 10 minutos de espera. Nos hospitais é sempre mais longo. É sabido, que não podes chegar atrasado 5 minutos porque corres o risco de não te atenderem. Caso não avises, que não podes comparecer a horas a uma consulta, podes ter de pagar uma coima. Já com os dentistas a história é outra, não adormecem a gengiva antes da pica da agulha da anestesia, ou talvez eu, em Portugal, estivesse mal habituada. Nos últimos anos, as idas ao dentista até se fizeram bem, o pior foi mesmo o rombo na algibeira. Saudades do meu dentista, sem dúvida.

http://www.adviceguide.org.uk/england/healthcare_e/healthcare_help_with_health_costs_e/help_with_health_costs.htm#helpwithhealthcostsifyouareonalowincome
http://www.adviceguide.org.uk/england/healthcare_e/healthcare_help_with_health_costs_e/nhs_charges_for_people_from_abroad.htm
http://www.nhs.uk/chq/Pages/1781.aspx?CategoryID=74&SubCategoryID=742