terça-feira, 11 de junho de 2013

Procura de casa na Inglaterra


Ainda me recordo, de analisar sites de casas nos arredores de Londres... estava a 2 meses de mudar de país com os meus filhos e estávamos preocupados com o lugar aonde iríamos ficar. Eu em Portugal e o P. em Londres, falando por skype à noite ou aos fins-de-semana.
Quando o P. se mudou para o norte de Londres, alugou um quarto numa casa. Com despesas de internet, água e luz tudo incluído, na altura (2008), pagava £375 por mês. Nessa casa viviam outras pessoas, algumas delas portuguesas, que partilhavam com ele as restantes áreas comuns, cozinha, wc , sala e jardim. Para um homem sózinho a solução era boa, mas para uma família de 4, nem pensar... nem tão pouco era permitido. Daí a busca exaustiva em sites como estes:

Aqui encontram-se casas já mobiladas (with furniture) ou vazias, aluguer ao mês ou à semana, uns aceitam animais de estimação, outros nem crianças querem, outros não querem pessoas a receber benefícios do governo, etc. Os primeiros contactos são normalmente feitos através de agências imobiliárias, cada qual com suas exigências. Da minha experiência pessoal sei que geralmente pedem garantias de emprego (minímo 6 meses), 3 recibos de ordenado, fiador residente no Reino Unido e o pagamento de serviços para a viabilização do contrato de arrendamento. Os valores desses serviços rondavam os £115-£150 em 2008-2010. Pedem ainda 1 a 2 meses de renda, denominadas como “depósito”, mais um mês de renda paga à cabeça. O valor do depósito é reembolsado no acto da entrega da casa, sempre que a casa seja deixada em boas condições e todas as despesas de água, luz, gás e imposto municipal (council tax) pagas.

Nós alugámos sempre através de uma agência imobiliária. Tudo fica mais fácil servindo eles de mediadores entre o proprietário e quem aluga. Inicialmente, alugámos um apartamento com dois quartos (mobilado) por 6 meses. Depois mudámo-nos para uma casa (sem mobília) com 3 andares por 2 anos. Mantivemo-nos na mesma agência e por isso não pagámos novamente despesas administrativas, uma vez que já nos conheciam como clientes há algum tempo. Neste país é importante criar relações comerciais, pois no futuro poderão servir como referências para empregos ou outros assuntos.

Aos poucos fomos mobilando, sempre tendo em conta que a solução de arrendamento era provisória e que o objectivo final era comprar uma casa. Ao fim de 2 anos e meio, conseguimos comprar uma casa de 3 andares, absolutamente nova, com 4 quartos, jardim e garagem.