domingo, 24 de novembro de 2013

Matar Saudades: Mousse de chocolate - Receita da minha mãe!



E como as festas estão aí ao virar da esquina, e vem sendo habitual da nossa parte postarmos aos domingos na crónica "Matar saudades" coisas docinhas, hoje venho aqui deixar a receita da mousse de chocolate que a minha mãe faz e me ensinou. É fácil, pratico e rápido de se fazer. Espero que gostem! Aqui vai!


Ingredientes:
1 tablete de Chocolate (200 g)
100 g de margarina sem sal
8 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
Sal e pingos de limão qb

Modo de preparação:
Parta o chocolate aos bocadinhos num recipiente de vidro e junte a margarina, também ela cortada aos bocados, e derreta em banho-maria. Retire do lume e deixe arrefecer.

Em seguida num recipiente junte as 8 gemas e as 8 colheres de sopa de  açúcar, batendo até o açúcar se dissolver e ficar um creme macio.


Num outro recipiente, batem-se as claras em Castelo. (Eu tenho por habito por umas gotinhas de limão e um pouco de sal fino para dar mais consistência e a firmeza ás claras).
O próximo passo é juntar ao creme das gemas com o açúcar o chocolate derretido em banho-maria, mexendo cuidadosamente.

No final junta-se então as claras sem bater mas sim a envolver.

Poderá servir a mousse numa taça grande ou servi-la em tacinhas individuais.

Bom apetite!

Escrito por Ana