domingo, 22 de dezembro de 2013

Torta de ovos merengada

E porque estamos numa época de doces, bolinhos e iguarias açucaradas, venho hoje deixar-vos aqui a receita da torta de ovos merengada, que a minha mãe costuma fazer por esta altura das festas, para saborearmos e a qual todos comemos e choramos por mais!
Então aqui vai... espero que gostem!


Torta de ovos merengada

Ingredientes:

* 8 Ovos
* 8 Colheres de açúcar
* 8 Colheres de água
* Margarina qb para untar o tabuleiro
* Sal fino qb
* 1 colher de chá de limão
* Açúcar qb

Vais também precisar:

* Uma toalha de cozinha

Preparação:

Começa-se por separar as gemas das claras. De seguida bate-se as claras em castelo. E para que as claras fiquem com um aspecto apetecível, acrescenta-se o sal qb e umas gotas de limão. Seguidamente barra-se o tabuleiro (eu uso um tabuleiro médio) e despeja-se as claras e espalha-se uniformemente pelo tabuleiro todo. Leva-se ao forno, pré-aquecido a 180 graus onde vai a cozer por 15/20 minutos, ou seja, até as claras obterem uma cor dourada. Enquanto as claras cozem, é tempo de fazer o creme que vai rechear a torta. Para isso, num tacho pequeno pomos as 8 gemas de ovo, previamente reservadas, 8 colheres de açúcar e 8 colheres de água e leva-se ao lume brando, mexendo sempre até atingir o ponto de creme de ovos. Tira-se as claras já cozidas do forno, deixa-se arrefecer. De seguida já com a toalha toda polvilhada com açúcar, despeja-se as claras cozidas directamente para a mesma! Com as claras estendidas começa-se a barrar com o doce de ovos. Reservar algum doce para colocar no topo da torta no final. Com o creme espalhado nas claras, é tempo de começar a enrolar a torta. No final depois de enrolada, cobre-se com o resto do doce e polvilha-se com mais uma pitada de açúcar. Uma eterna delicia!

Esta receita vem mesmo a calhar para quem quer aventurar-se na cozinha e experimentar novas sobremesas! Desafie-se a si próprio e faça a sua torta de ovos e no final tire uma foto e publique aqui!
O CPI vai adorar! :)

Bom apetite!