terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Cinco desejos de Feliz Natal!

A noite mais especial do ano chegou! Para uns trará harmonia, a família reunida, o barulho alegre das crianças... para outros acredito que não passará da noite mais difícil do ano, onde a solidão se acentua e o frio arrefece até a alma.
É com estes últimos no pensamento que me sinto uma previligiada. É certo que estou longe dos meus pais e irmão. Não teremos, com certeza, a árvore carregada de prendas nem a mesa farta em iguarias Natalicias, que vão sendo "namoradas" entre conversas calorosas com entes queridos que já não se vê há meses. Mas não sinto frio, nem no corpo nem na alma. Muito menos solidão.


Nesta noite de consoada, deitam-se as filhas à hora do costume (21:00). De pijamas vestidos, põe-se a toalha na mesa, pão acabado de cozer, um queijo português, quem sabe se um chouriço assado, as azevias de grão que tanto adoro, as rabanadas acabadas de fritar, o arroz doce ainda morno, uma pequena travessa de camarões assados no forno e um jarro de sangria. Nao faltarão os crackers a dar o toque britânico à noite. Cá em casa seguimos apenas uma tradição, a nossa.
A dois, brindamos a nós e às nossas pérolas que nos vieram enriquecer a vida. Fazemos planos para o futuro próximo, partilhamos sonhos, trocamos postais renovando sentimentos por vezes diminuidos com o correr da vida... e ao fim de dois copos de sangria é chegada a hora de subir as escadas antes que as pernas pesem demais. Nesta noite, de paz e amor, não se trocam prendas... trocam-se carinhos, palavras e sentimentos.
Assim será hoje cá em casa, longe da terra que nos viu nascer e crescer mas sem solidão, tristeza ou saudade, apenas fisicamente longe.

Desejo a todos aqueles que nos têm vindo a acompanhar, conhecer e ver crescer, um Natal calmo e acolhedor na companhia de quem não vos permita sentir sós, seja em que canto do Mundo for.

Escrito por Cris

----------------

Já lá vai o tempo que esta era uma noite agitada e repleta de animação. Uma noite em que crianças e adultos sonhavam com a magia do Natal. Noite em que um adulto se vestia de Pai Natal e entregava uma prendinha a uma das crianças da família. O Pai Natal tocava à campainha e as crianças excitadíssimas corriam pela casa. O Pai Natal apenas entregava uma prenda, essa seria a prenda solicitada por carta pela criança, sempre organizadas com a ajuda da mãe ou pai. Sim porque a última vez que nos reunimos todos (Natal 2009), eram 13 crianças e 15 adultos e toda a ajuda é pouca. Sinto falta dessas noites, mas não sendo possível este ano irmos a Portugal estar junto dos nossos, resta-me as memórias desses natais.


As crianças tinham um papel activo na noite, as mais velhas organizavam actividades com as mais novas, havia côro com músicas natalícias,  peça de natal ou poesia à mesa. Depois da meia-noite e acabados os comes e bebes, dava-se a distribuição de prendas durante uma hora ou duas.
Nesta noite, o bacalhau é sempre presença assídua na nossa mesa. Não somos apreciadores de bacalhau tradicional, pelo que costumamos fazer uma variante, bacalhau espiritual, com broa ou com natas. No entanto, como gosto de roupa velha, peço à minha mãe para cozer bacalhau com couves, para no dia 25, poder comer antes do prato de carne.
Mas voltando à temática da magia do Natal, e vivendo agora sob a influência inglesa, vejo agora alterada algumas rotinas, como por exemplo, para além de deixar o copo de leite e uma 'mince pie' para o Pai Natal, não posso esquecer de deixar também uma cenoura para a Rena que traz o Pai Natal. A minha R. de 9 anos, ainda acredita e faço questão de continuar a alimentar esta fantasia.

Por aqui espero ter uma noite bem calma na companhia da minha família mais directa, marido e filhos e também de uma amiga, também ela longe da sua família e da sua terra. Ficam por isso, os meus mais sinceros votos de uma noite santa para todos os nossos leitores e um beijinho especial para os emigrantes longe dos seus entes mais queridos.

Escrito por Carla

----------------------

Este dia de tamanha importância para mim e para os meus, este ano vai ser passado de uma maneira diferente. Com muito menos pessoas, por diversas circunstâncias, mas nunca esquecendo as nossas tradições, os nossos costumes, as nossas origens! De certo que quem faz o Natal para mim são as crianças, e este ano apenas terei na minha companhia o meu piolho, que com certeza fará a nossa alegria. É um dia que gostamos de fazer coisas em família e claro começa-mos pelos comes e bebes, falamos muito, rimo-nos imenso e pela noite dentro fazemos alguns jogos também.


Pelas 7h, começamos a preparar a mesa para a consoada, com diversas iguarias. Estando fora do nosso país de origem por vezes dificulta um pouco ter tudo o que mais gostamos nesta época à mesa, mas com o que conseguimos arranjar, muitas vezes encomendando e comprando nas lojas portuguesas em Londres, fazemos com que a diferença não se note tanto. Na nossa ementa nunca faltam o camarão cozido ou frito, o prato de bacalhau, seja ele cozido, frito, desfiado, ou assado, é presença assídua neste dia, e os doces típicos da época também, tais como as rabanadas, filhoses, azevias, molotoff e lampreia de ovos. A harmonia e o calor são evidentes. E as saudades dos entes mais queridos também. Mas não há tempo para a tristeza, pois neste dia é celebrado o renascer de uma nova luz que nos dá alento e força para continuar! Não posso esquecer de mencionar que também neste dia gostamos de vestir algo novo, na cor vermelha ou branca. Cores que significam para mim, Natal e pureza! À meia-noite, já dia 25, abrem-se os presentes e depois disso vamo-nos deitar.

Desejo a todos os que nos acompanham e nos apoiam um Santo Natal, se possível na companhia de quem mais amam!

Escrito por AnaF

------------------------

Desde que me conheço como gente, sempre me lembro de A-D-O-R-A-R o Natal… para mim é de longe a época com mais magia do ano!!!! Começo sempre a pensar no Natal super cedo, no inicio de Outubro já costumo começar a comprar os meus presentes, contudo o povo inglês supera- me e devo confessar que este ano até me aborreci, porque receber postais a desejar boas festas em Agosto é cedo demais!!!!!
Sempre tive Natais com muita gente, rodeada da família toda, no natal de 2010, o ano em que perdi o meu pai, como estava de coração vazio resolvi juntar 60 pessoas… pobre pai natal, quase nem jantou pois esteve quase a noite toda a separar os presentes para as crianças que eram mais de 20.


Contudo este ano será em tudo diferente… mas estou muito entusiasmada na mesma…. As diferenças começam logo pelo facto de que este ano pela primeira vez na minha vida estou a trabalhar no dia 24 até às 10 da noite logo, vai ser um natal dividido entre colegas de trabalho e família, mas como vejo sempre que “o copo está meio cheio e não meio vazio” estou feliz pois vou ter um triplo natal…. e isto porquê?? Porque vou ter um natal com as tradições polacas (a grande maioria dos meus colegas de trabalho são polacos), inglesas (sim, porque eu já encarnei no espirito british) e como não podia deixar de ser, portuguesas, com o pão, vinho, bacalhau e café sobre a mesa. Contudo em vez de 60 vamos passar a ser 6… enfim, mas o coração vai estar cheio e os outros 54 também vão cá estar!!!
Depois do trabalho venho a voar até casa onde vou comer as rabanadas da minha mãe primeiro que tudo, porque só assim é que começa o natal, depois vou ter que responder de 5 em cinco minutos à minha filha que já falta pouco… sentar na mesa, comer como se não houvesse amanhã, esperar que o pai natal venha (fazer a cena do costume de alguém se mascarar de pai natal mas ser sempre apanhado pelo meu filho), e por último, a cereja no topo do bolo, ver a cara deles de alegria e excitação a abrir os presentes… e uns minutos depois, quando tudo acaba, fico sempre a pensar que foi tudo tão rápido.

No fim da noite é hora de deitar fora os papeis e os cartões todos (sabendo bem que no dia seguinte vou ter que ir ao lixo e remexer tudo outra vez porque deitei fora livros de instruções, peças e acessórios, alguns microscópicos outros nem tanto dos presentes dos meninos), tomar 2 Renies, ir para a cama, dormir sentada porque comi demais e pedir muito, mas mesmo muito, ao pai natal que, antes de regressar ao polo norte, mande a fada da limpeza cá a casa e deixe tudo limpinho para o dia seguinte. Por fim, mas o mais importante de todo este meu ritual natalicio, começar a torcer para que ainda falte muitíssimo para o dia de desfazer a árvore de natal, tarefa que D-E-T-E-S-T-O!!!!

Desejo a todos um natal maravilhoso, cheio de coisas boas, com muita tranquilidade, paz de espirito e principalmente muita saúde!!!! Ho ho ho!!! Merry Christmas…

Escrito por Ana Dias

-------------------------

O Natal trás consigo uma carga emotiva muito grande, além de toda a sua história com o nascimento de Jesus, transporta-nos à nossa infância e trás consigo a alegria de recordar os momentos vividos na nossa meninice. O dia começava bem cedo, e a agitação entre irmãos e primos fazia-se sentir pelo corredor de casa dos meus pais, era lá que a família se reunia pelo jantar. Onde se compunha a mesa com iguarias tradicionais, e não faltava o bacalhau, o peru assado e as filhóses que só a avó, deliciosamente, fazia. O momento mais esperado era à meia-noite quando a criançada podia abrir as prendas e, ali, reinava a alegria, a harmonia, a magia do Natal…



Este ano o Natal será, para mim, diferente, mas não menos importante.
Diferente porque pela primeira vez, vou estar fisicamente longe da minha família mas, com certeza, presente em pensamento e não menos importante, porque vou estar entre amigos de coração e por isso também bem acompanhada.
Desejo a todos um Santo Natal, repleto de muito Amor, Alegria e Esperança. Que a magia do Natal reconforte os vossos corações.


Escrito por Sandra