terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Países no top das preferências para trabalhar e viver


Quando decidimos tirar um curso superior temos em vista um futuro mais promissor, com mais e melhores oportunidades de trabalho e, supostamente, melhor qualidade de vida. Vão longe os tempos em que acabavamos o curso já integrados no mercado de trabalho. Vão longe os tempos em que a necessidade de estudar, trabalhar ou viver fora de próprio país era para quem queria mesmo visitar mundo mais do que por necessidade. Hoje não é bem assim e são muitos os estudantes que, de canudo na mão, reconhecem o futuro longe do país que os viu nascer.
De acordo com uma pesquisa feita pela Universum (uma marca de recrutamento global) em finais de 2012 principios de 2013, dos mais de 4.300 estudantes de todo o mundo entrevistados 26% elegeu os EUA como o melhor país para viver e trabalhar, optando no entanto por fazer os estudos noutro país. Ainda na lista dos países favoritos dos estudantes estão o Reino Unido (12%), Austrália (8%) e o Canadá (6%) o que se pode explicar pelo facto de todos fazerem uso da língua inglesa.
Nos destinos de língua não inglesa, a Alemanha surge em primeiro lugar (6%), seguida de França, Suíça, Suécia, Japão e Espanha.
Melissa Bauiley, presidente da Universium, diz que os EUA continuam a ser uma terra de oportunidades. Porém uma das razões para os estudantes elegerem aquele país vai mais além do que a já conhecida fama dos EUA como terra de oportunidades. O facto de ser uma das maiores potências económicas mundiais, com grandes empresas que oferecem oportunidades únicas para crescer profissionalmente. está na visão ambiciosa de um recém formado, a busca de uma carreira de sucesso.
Sobre este ponto de vista é natural que Nova Iorque apareça como a cidade que ocupa o topo da preferência de quem quer viver fora do seu país de origem, especialmente pelos estudantes da área económica e financeira. 
Londres e São Francisco vem em segundo e terceiro lugar procuradas especialmente pelos estudantes das áreas de tecnologia. 
Na realidade portuguesa sabe-se que o Reino Unido está no topo das preferências com 30 mil portugueses emigrados este ano. Os números não páram de crescer e Inglaterra começa a adoptar medidas de desincentivo à entrada de estrangeiros no seu território. É difícil imaginar uma Europa de fronteiras fechadas de novo mas já se esteve mais longe disso.

E neste contexto surge a pergunta: Estás a pensar em fazer o teu futuro fora de Portugal? Então tem em atenção que as medidas estão a ser postas em prática em vários países da Europa e mesmo que não seja vedada a entrada de emigrantes é cada vez mais dificultada a sua vida e permanência nestes países de emigração.

Nota: Os inquiridos do estudo acima designado têm uma média de idades 23,7 anos e as suas áreas de atividade são negócios (32%), engenharias (20%), humanidades (17%) e ciências naturais (12%).

Background photo by | Foto de fundo por: Paul Jung