quinta-feira, 23 de abril de 2015

Habitos para o sucesso


A falta de emprego em Portugal tem levado muitas pessoas a tornarem-se as suas próprias fontes de rendimento. O empreendedorismo é cada vez mais a palavra de ordem das famílias portuguesas. Aquelas que não emigram procuram criar os seus próprios postos de trabalho materializando as suas ideias e lutando arduamento em busca de serem bem sucedidos nas decisões que tomam.
Estar por nossa conta e risco é das decisões mais dificeis de tomar e manter. A responsabilidade de depender apenas de nós próprios, do nosso empenho e dedicação e de uma pontinha de sorte para estar no local certo à hora certa, o não deixar escapar as oportunidades que vão surgindo e abraçar os desafios com as garras afiadas... de todas estas acções dependerá o sucesso dos nossos objectivos, ambições, ideais, sonhos.
Existem alguns habitos que também nos ajudam a mantermo-nos motivados na perseguição pelas nossas conquistas. Habitos que nos dão uma visão mais empreendedora. Que nos mantêm no caminho recto do sucesso.
Hoje partilho convosco alguns habitos que acho importantes para aqueles que, tal como nós, tomaram as rédeas das suas carreiras e sonhos. Assim se faz o caminho para o sucesso:
  • Auto-motivação: no correr apressado dos dias é fácil perder o focu das nossas próprias metas. Tirar alguns minutos de manhã para pensar quais são os nossos objectivos e sonhos e não nos limitarmos apenas a cumprir as nossas listas diárias de afazeres, pode ajudar-nos a pensar e pôr as coisas em perspectiva.
  • Seguir e registar o progresso: ter a noção do nosso progresso em direcção aos nossos objectivos é fundamental para nos dar a perpectiva do nosso crescimento e consequente sucesso. Não perder de vista o caminho que se vai fazendo e as metas que se vão alcançando.
  • Aprender com os erros: errar é humano e faz parte do crescimento. Aprender com o erro é  a aprendizagem mais inteligênte e humilde dos empreendedores.
  • Arriscar: sair da nossa zona de conforto é fundamental na busca pelo sucesso. No risco estão os maiores negócios, ideias, sucessos.
  • Escrever os objectivos e metas: um bom planeamento e estratégia são fundamentais para se ser bem sucedido. Partir o plano em objectivos e metas é simplificar o que por vezes parece complexo e difícil de alcançar.
  • Fazer to-do lists: conforme se torna fundamental seccionar o plano em objectivos e metas é também importante criar listas diárias de acções que permitirão atingir esses objectivos sem distrações.
  • Pensar/planear a longo prazo: nada nos motiva mais do que ter um plano para a vida. Pensar maior dá-nos a sensação de permanência, de futuro, de progresso e de querer mais e melhor. Estimula a nossa ambição, dá-nos dimensão.
  • Designio e missão: ter consciência permanente da nossa missão. Para onde queremos ir e de que maneira queremos deixar a nossa marca. Qual o nosso designio, as nossas intensões. 
  • Assumir responsabilidades: "quem anda à chuva molha-se" já diz o ditado, só quem decide e faz corre o risco de errar, falhar. Assumir o erro e responsabilizar-se por ele faz parte do profissionalismo dos mais bem sucedidos. Só assumindo o erro nos dá a oportunidade de o corrigir, melhorar e crescer.
  • Aprender, melhorar e ler todos os dias: este é sem dúvida uns dos meus habitos preferidos. A tentativa constante de me superar. De tentar aprender pelos meus próprios meios e de vencer obstáculos através do meu próprio autodidactismo. A constante curiosidade em busca do saber, descobrir, não baixar os braços e ler todos os dias em busca de mais conhecimento que me permita fazer, pôr em prática as ideias que tenho.
  • Felicitar o sucesso dos outros: o egoismo e cobiça não levam a lado nenhum e só trazem negatividade. Felicitar os sucessos alheios, ajudar os outros a crescer, rodearmo-nos de pessoas bem-sucedidas e de bem com a vida dá-nos a real dimensão de que é possivel, de que com esforço chegamos lá.
  • Trabalhar com paixão: não há nada pior do que fazer coisas contrariado. Embora este seja o último ponto é sem dúvida o principal. Se trabalharmos com paixão, se gostarmos realmente do que estamos a fazer, se assumirmos este compromisso de que este é o único caminho possível... não há como não ser bem sucedido.
Se tiveres um habito que consideres importante na conquista pelos teus objectivos, que seja parte do teu sucesso, e se o quiseres partilhar, deixa o teu comentário. O dia começará melhor para nós e para ti também.

Background Photo by | Foto de fundo por: Rich Stapleton