terça-feira, 21 de abril de 2015

Primeiros passos a dar ao chegar a Inglaterra


O país que nos acolhe é, de uma maneira geral, diferente do nosso, desde a cultura, a língua, o nível de vida, as pessoas, as condições climatéricas, por isso a mudança para outro país implica um grande esforço em todos os níveis.
Para quem muda de país as dúvidas são mais que muitas. Nesse sentido é legitimo ajudar a esclarecer algumas questões como: Quais os primeiros passos a dar quando se chega, neste caso, a Inglaterra?

Partindo do princípio que já terás onde deixar a bagagem e dormir ao sair do aeroporto. Deixa-me que te guie nos teus primeiros dias de terras britânicas.
Quando cheguei a Inglaterra já tinha um quarto para ficar mas foi só. Não tinha trabalho e nem sabia muito bem o que me esperava numa cidade que, apesar de não ser Londres, era já bem maior do que a pequena aldeia de onde tinha saído. Uma realidade absolutamente diferente. Um mundo totalmente estranho. Um tanto de coisas para tratar e decidir que nem sabemos muito bem por onde começar. Deixo-te com os passos essenciais a dar por ordem de importância enquanto procuras frenéticamente o teu primeiro trabalho. Uma check list a não perderes de vista quando chegares a terras de sua majestade!

  1. Arranjar um cartão SIM, caso tenhas trazido contigo um telemóvel desbloqueado conforme sugerimos neste texto. Em alternativa comprar um telemóvel e respectivo catão SIM. Este é dos passos mais importantes para te tornares fácilmente contactável neste país. É imprescindivel na tua procura de emprego e dar-te-á uma autonomia que de outra forma é impensável.
  2. Abrires conta bancária  irá facilitar-te a vida em muito. Para além de poderes depositar ou transferir o valor que tens disponivel para as primeiras despesas e usá-lo de forma mais segura e com menos custos de taxas bancárias. Será ainda uma mais valia quando fizeres o teu contrato de trabalho. O que precisas para abrir conta em Inglaterra depende muito de banco para banco mas normalmente são solicitados um ou dois comprovativos de identidade e comprovativo de morada no Reino Unido.
  3. Inscreveres-te no National Insurance Number (NIN) ajudará a abrir portas na tua procura de trabalho. Este é o correspondente ao Número da Segurança Social + Número de Identificação Fiscal em Portugal. Para adquirir o NIN tens de marcar previamente uma entrevista no Jobcentre Plus - National Insurance number allocation service através do número de telefone 0345 600 0643 (de segunda a sexta das 8 às 18).
  4. Próximo passo é escolheres e inscreveres-te num centro de saúde (GP). Nunca se sabe quando podemos ficar doentes ou a precisar de qualquer tipo de assistência médica, receita, etc. Inclusivé, se usas como meio de contracepção a pilula, esta pode ser adquirida gratuitamente logo que estejas inscrita num GP (Centro de Saúde) e tenhas tido uma primeira consulta.
  5. No caso de teres filhos e os teres trazido contigo podes de imediato solicitar o Child Benefit que corresponde ao Abono. Este ainda levará cerca de 3 meses a ser processado após teres dado entrada dos papeis. Não te esqueças de dar baixa do Abono em Portugal para que o possas receber em Inglaterra.
  6. A escolha de escola para as crianças e respectiva inscrição na mesma é absolutamente obrigatória e urgente mas iremos abordar com maior pormenor brevemente aqui no Sunny Dot.
Se tiveres de malas prontas para te mudares para Inglaterra não hesites em conhecer alguns serviços que temos disponíveis para te ajudar nesta transição e adaptação. Envia-nos um email ou preenche o formulário de contacto na barra lateral direita do blogue e teremos todo o gosto em te esclarecer.

Background Photo | Foto de fundo: Blaze Press