terça-feira, 5 de maio de 2015

Como escolher o país certo para emigrar


Para onde emigrar? A pergunta é pertinente, complexa e pode ter inúmeras respostas possíveis, mas talvez nem todas prováveis ou ideais.
O local eleito, país e cidade/localidade, deve ser escolhido mediante uma decisão consciente, principalmente se nela incluir família.
Não basta apenas analisar o top de melhores países para emigrar ou mesmo a lista de melhores países para trabalhar. Existem alguns factores determinantes a considerar quando se emigra como pessoa individual ou em contexto familiar.
Se a resposta à pergunta "em que país recomeçar a vida?" não aparecer de forma óbvia então sugerimos-te que analises bem a tua situação em particular e faças uma lista com todos os factores que gostarias de ver satisfeitos. Pergunta-te a ti mesmo qual o verdadeiro motivo pelo qual decidiste sair do teu país. O que esperas conseguir. Que futuro pretendes conquistar e viver. Só então estarás em condições de finalmente procurares o teu destino ideal onde te sentirás mais confortável para assentar.
Nesta procuro deves ter em conta alguns factores, de acordo com as respostas que deste às perguntas acima, escolhe os que melhor se adquam à tua realidade e começa a tua pesquisa:
  • Oportunidades de trabalho, dependendo do que queres fazer a nível profissional convêm estares informado se existem saídas para a tua área profissional. Lembra-te que por vezes não é só chegar concorrer às vagas. Primeiramente terás de te informar se o teu curso te reconhecimento imediato em determinado país ou que procedimentos terás de tomar para o ter.
  • Salário médio, um salário pode ser bom, dependendo de país para país e até mesmo dentro de determinado país de destino. Por exemplo o salário pode ser bom mas arrendar uma casa com despesas acrescidas pode ficar ainda mais dispendioso. Pelo que se torna pertinente analisares também o ponto a seguir.
  • Custo de vida (renda, água, gás electricidade, Internet...) tem em conta que muitas vezes o custo de vida de um país está acima da média e que o que te pareceu à partida um bom vencimento acaba por não conseguir colmatar as despesas essenciais. Tem inclusive em atenção que normalmente, se optares por viver foras dos grandes centros urbanos, o custo de vida tornar-se-á menos pesado principalmente no que diz respeita ao arrendamento da tua futura residência.
  • Escola para os filhos, lembra-te que é essencial que inscrevas as crianças de imediato numa escola para que as consequências de uma mudança tão grande nas vossas vidas sejam as mínimas possíveis. É fundamental perceber quão complicado pode ser o processo e se terás facilidade em conseguir vagas.
  • Língua do país de destino, caso emigres para um país com uma língua diferente da tua e não tiveres um conhecimento mínimo da língua com a qual terás de conviver futuramente, o ideal será voltares à escola e aprenderes a língua local. Dependendo do percurso profissional que tens em mente dependerá também o nível de língua, falada e escrita, que te será exigido. Porém um mínimo de entendimento irá decidir uma mais fácil ou menos fácil integração no país.
  • Se tens alguem conhecido num dos países da tua lista de escolhas possíveis, essa será com certeza uma mais valia determinante na hora de decidires. Porém não faças deste o ponto mais importante da tua escolha, lembra-te para o que vais e o que pretendes conseguir. Lembra-te sempre das respostas às perguntas acima. Se o teu objectivo é construíres carreira na tua área de formação tens de estar perto do local onde existem essas oportunidades e não necessariamente perto da família ou amigos espalhados pelo mundo.
  • Segurança, não sendo um factor determinante na tua procura, pode no entanto ( principalmente se tiveres filhos envolvidos nesta mudança ) ser um factor decisivo. Por muito trabalho ou dinheiro que possas ganhar em determinado país nada compensará pores a tua família em risco. Às vezes nem precisas abdicar da escolha do país que já tens no topo das tuas preferências, basta optares por não residires nas grandes cidades onde o índice de criminalidade é maior. Mesmo que isso te faça perder mais tempo a chegares ao provável local de trabalho, compensará saberes que os teus ficarão mais seguros enquanto tu te ausentas para trabalhar.
Hoje em dia emigrar é mais do que a dificuldade de passar a fronteira. Há muitos pros e contras a considerar e no que diz respeito à escolha do local onde vais reconstruir a tua vida é importante que faças uma escolha acertada e consciente. Há muitos emigrantes que retornam ao seu país porque não se conseguem adaptar a um estilo de vida provavelmente diferente do que estão habituados. Já basta a família e os amigos que deixamos para trás. Mudarmo-nos para um país que não gostamos e nada nos diz é penoso e acabará por nos fazer regressar às origens com a sensação vazia de que não fomos suficientes, mas na verdade a culpa não está em nós e sim na decisão da escolha do país no qual decidimos embarcar. Toma atenção aos detalhes e vai em frente!