terça-feira, 19 de maio de 2015

Como ser Residente Permanente no Reino Unido



Com o último resultado das eleições no Reino Unido começa a ficar preocupante o futuro dos imigrantes por estes lados, mesmo os pertencentes à Comunidade Europeia. 
Por mim falo, estou há mais de cinco anos em Inglaterra, tive as minhas duas filhas cá e não me vejo a viver noutro lado, a mudar radicalmente de vida de novo. Preciso de algo que me permita alguma estabilidade e que não me faça sentir com a corda na garganta sempre que o raio dos imigrantes parecem ser a "praga" que causa todos os problemas deste país. Enquanto os ingleses vão vivendo iludidos com esta ideia e vão pensando nas medidas a tomar para controlar esta "contaminação" eu vou tentar me prevenir, a mim e à minha família.

A razão deste post vem no sentido de tentar esclarecer que, quem tem os mesmos receios que eu, poderá eventualmente pedir o "Permanent Resident in UK card/document" caso viva no Reino Unido há, no minimo, 5 anos consecutivos e cumprir um dos requisitos abaixo:

  • Seres uma pessoa qualificada, isto é, empregado por conta de outrém ou por conta-própria, auto-suficiente, estudante ou à procura de emprego, com naturalidade de um país da Comunidade Europeia.
  • Seres um familiar de uma pessoa qualificada da Comunidade Europeia ou já residente permanente
  • Um ex-membro da família de um nacional da Comunidade Europeia se mantiveste o teu direito de residência após a sua morte ou ter deixado o Reino Unido ou o divorcio/separação
  • Seres familiar de um cidadão britânico que trabalhou noutro país da Comunidade Europeia antes de regressar ao Reino Unido.
Se cumprires os requisitos necessários aqui fica o formulário que precisarás se estiveres interessado em tornar permanente a tua vida no Reino Unido. Deves enviar para a morada indicada no documento do link acima, um formulário preenchido por pessoa com o pagamento de £65 também por pessoa.