quinta-feira, 28 de maio de 2015

Estás à procura de trabalho [em Inglaterra] ?


Então este post é para ti! Se estás actualmente a morar em Inglaterra e até já trabalhas mas não na tua área de qualificação e, por isso, a tua procura continua... este post também é para ti. Se por ventura desesperas e não sabes o que fazer mais pois já mandaste CVs para todos os anúncios e continuas sem respostas... este post é sem dúvida para ti. Este, e mais uns dois ou três que iremos publicar nos próximos tempos sobre a procura de trabalho em Inglaterra.

Quando chegamos a Inglaterra sem trabalho e com pouco dinheiro a prioridade é encontrar um meio de subsistência. Devemos em primeiro lugar libertar-nos de barreiras culturais e mentalizarmo-nos que, havendo saúde, qualquer trabalho é digno. Em Inglaterra, felizmente, ainda não falta trabalho. Porém é muito importante não desmotivarmos e mantermos o optimismo para lutarmos por aquilo que queremos. Se queremos um trabalho mais qualificado dentro da experiência que adquirimos em Portugal ou na área para a qual estudámos e tirámos um curso superior, não devemos nem podemos desistir disso.
Se a tua área de formação NÃO for dentro da área da saúde e ciências a tua tarefa torna-se mais difícil mas não impossível. Estas são sem dúvida as áreas de maior abertura à entrada de profissionais estrangeiros. A falta de médicos, técnicos de laboratório, analistas, enfermeiros, etc... é tanta que muitas vezes conseguirás o teu posto de trabalho mesmo antes de sair do teu país, basta perderes algum tempo a procurar e a candidatares-te a alguns anúncios.

image by | imagem por: graigue

Se já enviaste mil candidaturas e não obtiveste resposta é porque a área em que estás determinado a fazer carreira pode até ter muita oferta mas também tem muita procura e por isso as empresas ou agências de emprego receberão centenas de CVs, é importante que marques a diferença para que tenhas oportunidade de passar à fase seguinte, mas como?
  • verifica a consistência do teu CV. Pensa nas caracteristicas que o trabalho, ao qual te candidatas, exigirá. Se o candidato ideal deve ter qualidades de gestão, administração e organização, pensa em todos os postos pelos quais passaste cujo teu trabalho exigiu o domínio destas habilidades e não deixes de os incluir no teu CV.
  • possuis uma imensa experiência na área mas adquiriste-a toda em Portugal? Talvez a chave seja adquirir experiência na área em Inglaterra e se não a consegues através de trabalho remunerado talvez dedicando algumas horas a fazê-lo como voluntário seja o investimento que precisas para conseguires o emprego de salário chorudo que tanto anseias.
  • envias as tuas candidaturas por email? Mantem o email de apresentação curto e directo. Hoje em dia as caixas de email estão carregadas de correspondência. Faz-te "ouvir" com um texto curto e o mais personalizado possível. O teu CV fará o resto por ti.
  • procura quais as associações que apoiam os profissionais da tua área e junta-te a elas. Não esqueças de actualizar a informação no teu CV.
  • se não receberes resposta até duas semanas depois de teres enviado uma candidatura da qual criaste amplas expectativas, reenvia-a, às vezes os emails, principalmente os com ficheiros anexados, vão parar ao spam do receptor. Faz-te notar!

    Boa sorte!