terça-feira, 23 de junho de 2015

Como aumentar a auto-estima


A maneira como nos vemos a nós mesmos e o valor que nos damos influencia em muito a nossa auto-estima e consequentemente tudo o que nos rodeia.
Por vezes precisamos, ou deviamos, parar e fazer um exercício, pegar num papel e numa caneta e escrever como nos vemos a nós próprios, o melhor e o pior, mas ser realmente honestos e imparciais.  Fá-lo por ti, anota tudo o que te vier à cabeça.
Geralmente, temos uma visão um pouco distorcida a nosso respeito e, sem darmos conta, às vezes valorizamos aspectos negativos, dando por outro lado menos valor ao que de melhor temos. Se não vejamos o vídeo abaixo, ele representa bem isso mesmo, um grupo de mulheres que são desafiadas a descreverem-se a si próprias e o confronto com uma realidade um pouco diferente.


Todos nós já passámos por momentos menos bons na nossa vida e isso reflecte-se na nossa auto-estima e vice versa. Contrariar uma baixa auto-estima pode não ser fácil mas é sem dúvida necessário para conquistarmos o que queremos a nível pessoal, profissional...  por isso aqui te deixamos algumas dicas que podem mudar a tua vida:
  • "Refresca" a tua aparência, às vezes basta um corte de cabelo diferente, colocar uns acessórios, utilizar um pouco de maquilhagem. O cerne da questão aqui não é mudar o corpo mas sim valorizar e aprender a gostar daquilo que temos.
  • Fazer exercício físico, manter o nosso corpo são ajuda a ter uma mente sã. O exercício ajuda-nos a libertar o stress acumulado, as más energias e revigora-nos. Este, sem dúvida, impulsiona a auto-estima, sentirmo-nos bem connosco.
  • Pensa positivo, o dia até pode não ter corrido bem, podes até ter tido uma situação mais complicada no trabalho, mas um dia não é uma vida e com certeza que melhores dias virão e melhorá-los também depende de ti.
  • Reflecte sobre a tua auto-imagem, o espelho não tem de ser um inimigo. Não sejas mais exigente contigo do que o és com os outros. Não te centres no negativo e sim no que tens de bom. 
  • Traça objectivos, todos nós temos sonhos e idealizamos alguma coisa, seja profissionalmente ou a nível pessoal, traça um plano, com metas e objectivos. Em cada objectivo concretizado a tua confiança no sucesso e em ti aumentará inevitávelmente.
  • Estuda/Pesquisa, estudar e praticar far-te-á sentir mais competente e experiente, logo reduz o medo de arriscar, errar...
  • Concentra-te na solução, está provado que se nos focarmos na solução do problema, aumentamos a nossa auto-confiança e consequêntemente a auto-estima, além de tudo as probabilidades de resolver o que nos está a preocupar serão maiores.
  • Inspira-te em pessoas bem sucedidas, procura ler citações, frases ou textos de optimismo e positivismo. Encontra um mentor, alguém que admires, e inspira-te na sua força, confiança, naquilo que mais admiras.
Lembra-te sempre que a resposta está em ti, unicamente em ti.