quinta-feira, 25 de junho de 2015

O Direito ao voto no Reino Unido


Os Britânicos estão determinados em diminuir a imigração e não é com os imigrantes ilegais que eles se têm mostrado preocupados ultimamente e sim com os Europeus. A vitória dos Conservadores nas passadas eleições deram a David Cameron a força que precisava para que uma das suas primeiras medidas fosse lançar a promessa de um referendo que decida a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia até final de 2017.
Se na maioria dos referendos é permitido aos imigrantes europeus o direito ao voto, assim como o é nas eleições locais e para o parlamento europeu, deixando de fora as eleições para o parlamento Britânico, neste referendo os imigrantes europeus vêem o seu direito ao voto vetado. Se isto é preocupante para quem emigrou para a Inglaterra? Se é preocupante para quem tem este país como destino de emigração nos próximos anos? Não seria preocupante se a opinião dos ingleses em relação aos imigrantes, em especial dos países de leste da Europa, não se tivesse tornado tão negativa. 
Este é apenas um pequeno motivo pelo qual é tão importante votarmos no país onde vivemos sempre que nos é permitido. É o nosso futuro que está em jogo, é a nossa vida que pode ficar em dúvida, é a vida dos nossos filhos que pode ficar em suspenso e é a nossa permanência num país onde investimos tudo de nós que passa a conhecer um futuro incerto.
É muito simples votar no Reino Unido e é muito fácil inscreveres-te para o poderes fazer. Se nunca recebeste na tua caixa do correio um formulário para te registares e exerceres o teu direito ao voto então podes fazê-lo aqui ou fazer o download do formulário e enviá-lo pelo correio.
Depois, se tiveres direito a votar em determinado acto eleitural, irás receber um cartão com o dia da eleição e o local onde deverás ir votar. No acto do voto não precisarás levar absolutamente nada além da tua consciência, nem mesmo nenhum documento de identificação.

Background photo by | Foto de fundo de: {anne with an e}