quinta-feira, 4 de junho de 2015

Comprar carro em Inglaterra [ parte 2 ]


Já escrevi sobre este assunto aqui , fez terça-feira 2 anos, falei da minha primeira experiência na aquisição do meu primeiro carro inglês. No início deste ano mudei de carro. O nosso Ford Focus já tinha quase 15 anos e precisava de uma valente manutenção. Decidimo-nos então por comprar um "novo". Não tinhamos porém dinheiro suficiente para comprar um carro dentro das nossas exigências familiares. Queriamos um modelo que desse para colocar um carrinho de bebé na bagageira e sobrasse algum espaço para alguns sacos, duas cadeiras de bebé no banco de trás, roll tax em conta, seguro aceitável, baixa kilometragem, de preferência não mais de 7 anos, com condições mecânicas e conforto minimo para viagens maiores.
Primeiro passo foi tentar saber quanto nos davam pelo carro que tinhamos. Ficámos surpreendidos e um pouco desapontados... 100 libras??? Os automóveis desvalorizam muito principalmente quando têm muitas milhas. 
Resolvemos que teriamos de recorrer a um crédito. Requisito base para se ter acesso a crédito automóvel: residir há 3 anos no Reino Unido.
Quando se pretende trocar de carro e comprar um carro a crédito há que fazer alguma procura a fim de se conseguir um stand que possua as melhores condições de crédito, ou pelo menos as mais adquadas a cada agregado familiar. Isto porque normalmente as entidades com as quais os stands têm parcerias têm muitas vezes promoções. Foi o que aconteceu com a escolha do stand onde comprámos o nosso actual automóvel. Eles estavam a oferecer £1500 por qualquer veículo que tivessemos para dar em troca, não importava o seu estado, as milhas que tinha ou a idade. Só tinha de ter o MOT (correspondente à inspecção em Portugal) em dia. Tendo em conta que o valor comercial do nosso boguinhas era de £100 achámos que este poderia ser um bom negócio, ou pelo menos o menos penoso para nós.
Outra coisa a ter em conta na escolha do stand é, para além da fiabilidade e confiança que nele sentimos, o tipo de frota que o stand tem para oferecer. Há stands que possuem carros quase novos, com muito poucas milhas e em bom estado de conservação. Estes são automóveis que pertenceram a pessoas com deficiência. No Reino Unido as pessoas com deficiência, pessoas que tomam conta de pessoas com deficiência, familiares directos, etc. têm a possibilidade de terem um automóvel de 3 em 3 anos, pelo que há stands que só revendem esse tipo de carros e por isso têm sempre uma frota relativamente nova e com poucas milhas. 
Os ingleses são normalmente despreocupados com bens materiais. Apesar de quase novos estes carros poderão ter riscos, minusculas amolgadelas, pequenas disfuncionalidades a nível eléctrico, há que ter em mente que, apesar de parecerem, não são carros novos. Será que compensa comprar um carro novo em Inglaterra? Tenho as minhas dúvidas.

Background photo by | Foto de fundo por: Richard