terça-feira, 21 de julho de 2015

Entrevista via Skype


As entrevistas por Skype são cada vez mais usadas, especialmente em empresas que pretendem recrutar pessoas oriundas de outros países.
Para o entrevistador este tipo de entrevista é perfeita porque gere a  sua economia com logística e agilidade permitindo várias entrevistas num curto período de tempo. Mesmo à distância, se houver interesse por parte da empresa, esta assegurará uma entrevista presencial posteriormente.

Para o candidato a preparação para este tipo de entrevista é diferente das outras entrevistas de que já falámos aqui e aqui, pelo que vos deixamos algumas dicas que vos poderão, eventualmente, ajudar:
  • Olha para a câmara e não para o monitor, é necessário manter o contacto visual para que do outro lado a pessoa tenha a certeza que estás atento à entrevista e interagindo com ela.
  • Veste-te adequadamente, mesmo estando em casa a entrevista é de cariz profissional e por isso exige uma vestimenta adequada à situação. Imagina que por algum motiva necessitas de te levantar durante a entrevista e de repente vê-se o teu calção florido. Inaceitável! Veste-te por completo como se de uma entrevista presencial se tratasse.
  • Escolhe um cenário tranquilo (sem fundo), para que sejas tu o foco e não a envolvente. Mantem o ambiente neutro.
  • Faz um teste. Se não estás muito à vontade com a câmara e o Skype convoca um amigo e realiza uma vídeo chamada para te familiarizares com todas as funções do Skype, incluindo o som, o monitor, etc. Evita assim que não hajam distracções e nervosismos na hora da entrevista.
  • No decorrer da entrevista assegura-te que não tens outros programas ligados no computador, estes podem causar interropeções e demonstram pouco profissionalismo.
  • Mantém um nível profissional. Ao contrário de uma entrevista pessoal, a primeira impressão que vais passar não vai ser as palavras ou acções. A primeira coisa que o entrevistador vai ver é o teu nome de usuário no Skype assim como a imagem do teu perfil, por isso certifica-te que estão adequadas à imagem séria e confiável que queres passar.
  • Nem todos os gestos são captados pela câmara, cuidado com as expressões corporais, as que passam para o monitor serão muito mais definitivas na opinião que o entrevistador construirá a teu respeito.
  • Certifica-te que o entrevistador está envolvido, pára de vez em quando e observa se o entrevistador está a acompanhar o que estás a dizer, é fundamental captar a atenção do entrevistador
Para que tudo corra bem é necessário uma preparação prévia e embora este tipo de entrevista possa ser realizada em casa, os detalhes não devem ser esquecidos. Posto isto... boa sorte!