quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Dicas para usar o Consulado Português em Londres


Não sei quanto a vocês mas a minha relação com o Consulado Português em Londres é no minimo complicada. Sempre que preciso de ir lá por este ou aquele motivo acontece sempre alguma novidade, ou os computadores não trabalham, ou é a internet, ou falta a eléctricidade... são mil e um os motivos pelos quais tenho de passar lá o dia todo mesmo que tenha marcação para as 9 da manhã.
Se esses e as oscilações de humor do pessoal que lá trabalha são circunstâncias que não conseguimos controlar, talvez seja inteligente darmos atenção a alguns detalhes que podemos controlar e que nos podem tornar a experiência menos dolorosa e com sorte até aprazível.
Hoje trazemos ao blogue algumas dicas para o melhor uso do nosso Consulado por estas bandas.

1 - Não ir ao consulado tratar de nada sem fazer uma marcação primeiro (excepção para títulos únicos de viagem e levantamento de documentos)
2 -  Marcações são feitas online, Para tal terás de possuir um número de identidade. Não fazer duas marcações com o mesmo objectivo com o mesmo número de identidade para o mesmo dia. A segunda marcação anulará a primeira e embora receba dois emails a confirmar as duas marcações uma delas foi automáticamente cancelada sem qualquer envio de email de cancelamento.
Por exemplo: se precisares de fazer o primeiro cartão de cidadão da tua filha e aproveitares para fazer o teu também, faz a marcação do teu com o teu nome e número de identificação e o da tua filha com nome e identificação do pai, do tio, do entiado, do vizinho... mas nunca o teu.
3 - Levar sempre impresso o email de confirmação da marcação
4 - Levar todos os documentos por eles solicitados mesmo as certidões de nascimento que eles dizem que podem tirar eles. Ou então confirma préviamente com o registo da tua localidade de nascimento em Portugal se a tua certidão já está informatizada.
5 - Fazer as marcações para antes das 11 horas. Marcações feitas para depois desta hora correm o risco de ter de ficar para a tarde e teres de ir arranjar um banco de jardim para passares a hora em que o consulado fecha e mete toda a gente na rua sem apelo nem agravo, sem mesmo um pedido de desculpa. O consulado fecha das 13 às 14, deve ser o único edifício "público" a fechar para almoço neste país (Inglaterra).
6 - Saber antecipadamente o valor que terás de pagar e levar em dinheiro. Se fores tratar da documentação da familia toda ao mesmo tempo é melhor levares um cofrinho! Este serviço ainda vive na pré-história e não tem multibanco nem aceita cheques.
7 - Para tratar de registos de nascimento não fiques à espera que te chamem na sala de espera do piso térreo. Sobe directamente para o andar respectivo e faz-te anúnciar.
8 - Embora o mail de confirmação para marcações de registo de nascimento não o mencione, leva fotos tipo passe do teu bebé.
9 - Leva tempo e paciência também porque te vai ser muito útil.

Background photo by | Foto de fundo por: Carlos Resende