quinta-feira, 8 de outubro de 2015

7 Dicas para escolheres o nome certo para o teu negócio


Quando decidimos criar o nosso próprio negócio, seja ele a título individual ou em sociedade, começamos por decidir que tipo de negócio queremos, o que queremos vender ou fornecer, que serviços queremos prestar, o que queremos que seja o negócio, de que forma queremos que cresça. Fazemos um projecto do negócio onde detalhamos desde o objectivo à missão passando pela planificação a curto, médio e longo prazo, entre outras coisas. Mas, se calhar, antes disto tudo estar pensado e detalhado ao pormenor, das primeiras coisas que nos passa realmente pela cabeça é como é que o vamos chamar. Não queremos continuar a dizer "o meu projecto isto" e o "meu negócio aquilo" queremos dar-lhe um nome, porque já faz parte da nossa vida, mesmo que ainda seja apenas um projecto. Damos por nós a querer despachar o assunto porque estamos mesmo ansiosos por lhe dar um nome e uma imagem antes de qualquer outra coisa, não podiamos agir de pior maneira. A escolha de um nome para um negócio, empresa, marca, produto, não deve ser um processo tratado com leveandade. Tal como as primeira impressões que temos das pessoas são poderosas e definem um pouco o tipo de relação que iremos desenvolver com elas, o nome definirá à partida o relacionamento que terá com o consumidor, a comunidade, o cliente, etc. A sua escolha tem de ser tratada com respeito e tempo, até termos a certeza que o nome escolhido é o unico que faz sentido, o único possível.
Hoje deixamos algumas dicas para uma escolha acertada do nome do vosso sonho:
  1. Começa por fazer uma lista de palavras que marquem a diferença no teu novo negócio. Pensa no que a tua empresa irá oferecer e de que forma o fará. Por exemplo: vais montar um restaurante, talvez ofereça exclusivamente peixe, ou pratos extremamente baratos, ou com uma apresentação mais artistica, então a tua lista incluirá palavras como peixe, barato, artistico,... chama os teus amigos e familiares para participarem da tua lista com todas as palavras que achem que melhor possa descrever os bens ou serviços que irás criar e a forma como os pretendes diponibilizar ao consumidor. Esta lista poderá ajudar-te não só na criação de um nome como também de um slogan
  2. Pensa em que tipo de nome queres: se queres um nome que nada tenha a ver com o que a empresa faz, como é o caso da Apple inc, quem diria que vende computadores e afins? Se preferes uma abordagem directa então a opção de um nome que identifique exactamente o que a empresa faz será o mais indicado, Burger King é um bom exemplo disso. A criação de uma nova palavra através da adição de letras a uma palavra existente é uma opção relativamente em voga nos tempos que correm porém talvez a mais arrojada e com maior risco tendo em conta que o nome tem de ser fácil de pronunciar, ouvir e memorizar. Como exemplo temos o caso do Skype.
  3. Tendo em mente a lista que criaste no primeiro ponto experimenta as várias palavra:
    • Juntando duas palavras familiares, exemplo: Facebook
    • Escrevendo propositadamente errado de forma a tornar a palavra mais sonante, exemplo: Tumblr
    • Usando sufixos ou prefixos numa palavra sugestionando o teor do negócio, exemplo: eHow
  4. Escolhe algumas opções que fiquem no ouvido, sejam foneticamente mais agradáveis, fáceis de produnciar, que soem de forma familiar. Evita palavras estrangeiras ao teu público alvo, se o teu público alvo estiver espalhado pelo mundo então o inglês talvez seja a opção mais coerente. Evita também palavras que possam ser pronunciadas de várias maneiras correndo o risco de passares uma mensagem errada.
  5. Depois de teres reduzido a tua lista a uma mão cheia de opções é hora de as testares. Reune algumas pessoas e pergunta-lhes o que elas sentem em relação a cada nome. 
  6. Procura a disponibilidade dos nomes mais bem cotados tanto a nível da disponibilidade de domínio como a nível das entidades do teu país fiscal que regularizam a criação de empresas.
  7. Visualiza gráficamente uma ou duas oções pelas quais estás mais decidido e decide a que mais te satisfaz.
Add a suggestive word root to the beginning or end of a word describing your product or service, the way that Uclue, Funtastic, and eHow have done.

Read more : http://www.ehow.com/how_5169820_name-new-company.html
Volta ao teu projecto de negócio e vai em frente!
 a suggestive word root to the beginning or end of a word describing your product or service, the way that Uclue, Funtastic, and eHow have done.

Read more : http://www.ehow.com/how_5169820_name-new-company.html

Background photo by | Foto de fundo por: Viktor Hanacek