terça-feira, 6 de outubro de 2015

O que precisas saber sobre a nova política dos sacos



Entrou ontem em vigor a nova política relativa aos sacos de plástico. Todos os supermercados passaram a cobrar £0.05 pelos sacos de plástico. Os sacos que estavamos habituados a levar para casa com as nossas compras do supermercado gratuitamrnte deixaram de existir e foram trocados por sacos também de plástico mas mais resistentes e que custarão ao consumidor £0.05. Esta não é uma política nova na Europa, a maioria dos países, incluindo Portugal, já a tem em prática há algum tempo e mesmo no Reino Unido já se vem a falar dela há mais de um ano e desta vez foi mesmo de vez. 
A solução para quem não quer despender este valor, é usar sacos reutilizáveis, estes podem ser adquiridos normalmente na própria loja por cerca de £0.50 (valor que pode variar segundo a loja) ou eventualmente reutilizar aqueles que anteriormente adquiriu gratuitamente, enquanto forem durando. A nova lei não abrange os espaços comerciais nos aeroportos ou a bordo de transportes como os comboios, aviões ou barcos, onde o uso de sacos de plásico se manterá de forma gratuita. O uso dos sacos de papel também não sofrerá alterações.
O número de sacos de plástico usados e posteriormente entregues nos supermercados ingleses tem crescido ao longo dos anos e em 2014 atingiu uns extravagantes 7 biliões, mais 200 milhões que no ano anterior. Os promotores da lei argumentam que este crescimento assola as ruas e danifica o campo, mares e costa. O governo implementou a medida de forma a que a população reduza a utilização de sacos, encorajando-a ainda na sua reutilização. Espera-se assim uma redução de 80%  nos entregues nos supermercados e 50% naqueles que são atirados nas ruas. 
O destino do dinheiro angariado na cobrança dos sacos irá para os próprios supermercados que terão como responsabilidade social ( ou não,fica ao critério de cada entidade)  a doação deste valor ou parte dele a causas sociais.
Portanto, se é poupado e preocupado com o ambiente, previna-se. Não se esquece de andar sempre com um saco na mala, no bolso, no carro... nunca se sabe quando irá precisar de ir comprar pão e leite ao sair do trabalho.