sábado, 15 de junho de 2013

Com ou sem "canudo" o desemprego é o mesmo!


Já todos sabemos que quando um jovem estudante universitário acaba o seu curso tem apenas em mente arranjar um emprego qualificado correspondente ao que estudou.
Mas o certo é que nos dias de hoje, acabar um curso superior e ter automaticamente um emprego é um sonho longe de se tornar realidade.

Vendo bem, no meu tempo de estudante a nossa “vidinha” já era difícil, agora posso quase afirmar que está a ficar ainda mais complicada, mais desafios e todos os obstáculos possíveis e imaginários.

Por opção e devido á minha situação familiar na altura, eu não quis seguir um curso universitário, mas acompanhei de perto a constante luta de antigos colegas de escola e mesmo de alguns familiares para lá chegarem. Uns conseguiram atingir os seus objectivos e outros infelizmente acabaram por enveredar por caminhos opostos ao desejado, muito por culpa de um país em declínio económico, onde o desemprego aumenta de dia para dia e a emigração é eminente aos olhos de quem quer ir mais além, invalidando os anos de esforço e luta.

É grande a percentagem de jovens que depois de terminarem o curso superior dedicam-se meses ou mesmo anos a fazerem trabalhos abaixo das suas qualificações e que, de certo modo, não lhes dão estabilidade a longo prazo. Por esse motivo partem à aventura para fora do seu país na expectativa de encontrarem no país de acolhimento o emprego de sonho.

Na Europa o número de estudantes que pretendem seguir um curso superior diminuiu, tudo porque a economia europeia está em crise e a oferta de trabalho qualificado permanente escasseia. Por este andar, e vendo que o desemprego não afecta apenas aqueles que não possuem um curso superior, os licenciados terão de trilhar um difícil caminho para o sucesso dentro ou mesmo fora do seu país.

Esta é a realidade da actualidade. Triste, mas é verdade!

E anda um jovem a estudar uma grande parte da sua vida para mais tarde se deparar com um futuro em nada promissor!