domingo, 1 de setembro de 2013

Matar saudades: Pão doce caseiro

Ainda de férias por Portugal, fui ao supermercado esta semana e encontrei fermento fresco. Agarrei logo a oportunidade de o comprar, já que em Inglaterra ainda não o consegui encontrar.
Lembrei-me logo de fazer uma receita de pão doce para o gigante lá de casa que, verdade seja dita, quando lhe agrada tudo desaparece.

Os pães doces fazem lembrar os pães de leite, tão tradicionais e indispensáveis nas pastelarias portuguesas.
Para quem desejar matar saudades, aqui fica a receita dos que fiz. São fáceis de fazer e bons de comer ao lanche ou até mesmo ao pequeno-almoço.


Pão doce caseiro

Ingredientes para 10 a 12 unidades:
30 grs de fermento fresco ou de padeiro
1 dl de leite morno
600 grs de farinha de trigo
4 ovos
1 colher de chá de sal
100 grs de açucar
raspa da casca de 1 limão
100 grs de margarina derretida
1 ovo para pincelar


Preparação:

Numa tigela, dissolve-se o fermento no leite morno. Adicione um pouco da farinha e misture bem até obter uma massa mole. Cubra com um pano e deixe repousar por 60 minutos.
Num outro recipiente, misture os ovos com, o sal, o açucar e a raspa da casca de limão. Leve a banho-maria até derreter o açucar na totalidade. Junte esta mistura à massa fermentada e mexa bem. 
Pouco a pouco, adicione a margarina derretida, alternando com a restante farinha.
Mexa energeticamente com uma colher de pau durante cerca de 10 minutos. Cubra novamente e deixe descansar por 120 minutos.
De seguida, molde diversos pães, respeitando o mesmo tamanho em todos eles. Coloque-os num tabuleiro untado e deixe crescer mais um pouco. Por fim, pincele com ovo batido e leve ao forno a 200º cerca de 20 minutos.

Ainda quentinhos e barrados com manteiga são uma delicia!
Resta-me desejar-vos um bom apetite!