quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Em Entrevista


Hoje temos o previlégio de ter como entrevistada a Cristina Vieira de 38 anos, casada e com uma filha de 4 anos. A Cristina emigrou há cerca de 11 meses para o Dubai, Emirados Árabes Unidos, uma realidade totalmente diferente daquela que temos vindo a abordar com as entrevistas anteriores.


O que te motivou a emigrar?
Primeiro que tudo foi reunir novamente a família, o meu marido já estava a viver no Dubai. Segundo a situação económica em Portugal, apesar de ter emprego garantido decidi sair.

Porquê a escolha do Dubai?
Acima de tudo o ordenado, condições oferecidas, o clima (apesar do calor e da humidade) sabe bem não ter chuva/neve.

Como foi o teu princípio?
Com o apoio do meu marido, foi fácil. Difícil foi lidar com outras culturas outras formas de pensar.

Qual foi o sentimento dos primeiros dias/meses?
Eu já tinha estado no Dubai duas vezes antes de vir, por isso já conhecia. A nível de trabalho já sabia mais ou menos o que me esperava, pois o meu marido trabalha no mesmo ramo/empresa. Por isso não tive o deslumbre das arabias.

Que aspectos positivos/ negativos recordas aquando da mudança?
Positivos uma vida nova. Negativos ter deixado a minha filha em Portugal, apesar de ela ter vindo mais tarde custou-me muito.

O que aqui conquistaste corresponde às expectativas que trazias? Em que sentido?
A nível pessoal a vida melhorou, a nível profissional ainda é muito cedo.

Avalia de 0 a 10 (sendo 10 a nota máxima positiva) a tua experiência de forma geral.
Por enquanto 8

Do que mais sentes falta?
Da família, dos amigos, da comida

De que forma matas a saudade de Portugal?
Facebook, Skype. Ah! e vamos jantar a um restaurante Português maravilhoso que há aqui.

Achas-te, como emigrante, responsável pela divulgação da cultura portuguesa?
Sim, acho, aliás tenho imensos colegas que ou nem sabem onde Portugal fica ou sabem mas não fazem a mínima ideia do que podem ver/conhecer.

Recordando os primeiros tempos de emigrante, recordas algum episódio engraçado que queiras partilhar?
Chegar ao Dubai no meio do Ramadão, ter vontade de beber água e não poder. Solução beber às escondidas no carro.

Farias tudo de novo ou o que mudarias?
Sim, mas tinha vindo mais cedo.

Pensas voltar a viver em Portugal?
Um dia… não sei.

Onde e como te vês daqui a uns 15 ou 20 anos?
Não sei, mas fora de Portugal de certeza.

O que recomendarias a alguém que quisesse emigrar?
Primeiro que tudo muita força de vontade, arranjar uns amigos no pais de acolhimento. Claro que há muito mais coisas, mas tudo depende para onde se vai.