domingo, 10 de novembro de 2013

Matar saudades: Bacalhau com natas

Com o congelador ainda com bacalhau que trouxemos de Portugal este verão, não hesitei em fazer um bacalhau com natas. Por isso mesmo, deixo aqui ficar a receita, caso queiram também matar um pouco a saudade no paladar.  




Bacalhau com Natas

Ingredientes: 
4 postas bacalhau demolhado
1 kg batatas
1 dl azeite
2 cebolas médias
3 dentes alho
40 g farinha
40 g manteiga
2.50 dl leite
2.50 dl natas
q.b. sal
q.b. pimenta
q.b. noz moscada
q.b. sumo de limão
colher chá queijo ou pão ralado

Preparação:
  • Cozo o bacalhau durante três minutos em 0,5 l de água. Retiro a pele e as espinhas e parto-o em lascas pequenas. Reservo a água. 
  • Descasco as batatas, lavo-as, corto-as em pequenos cubos e frito-as em óleo quente, sem deixar alourar. Depois de fritas, escorro-as bem e coloco-as em papel absorvente para lhes tirar o excesso de gordura. Tempero-as com sal. 
  • Corto as cebolas em meias luas finas e refogo-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Junto as lascas de bacalhau, deixo refogar mais um pouco, e misturo depois as batatas e envolvo-as no preparado. 
  • Preparo um molho de béchamel: derreto a manteiga num tachinho, acrescento a farinha e mexo bem; junto aos poucos 1 dl de água da cozedura do bacalhau, mexendo sempre; junto depois o leite e as natas e mexo até borbulhar; e finalmente, retiro do lume e tempero com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão. 
  • Misturo 2/3 do béchamel na preparado de bacalhau e batatas, e disponho a mistura num tabuleiro, previamente untado com manteiga. Cubro a superfície com o restante molho, polvilho com queijo ou pão ralado e levo ao forno até alourar bem.
Para acompanhar, faço uma salada de alface.
Bom apetite!