segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Portugal está de luto pela morte de Eusébio.

Toda a minha vida ouvi falar de Eusébio, o antigo futebolista do Benfica fez furor em Portugal precisamente na altura em que nasci, nos anos 70. Não sou grande fã de futebol, mas ainda assim não consigo ficar indiferente a um homem que é classificado como sendo o melhor jogador de futebol do mundo. Eusébio morreu aos 71 anos de paragem cardiorrespiratória, em Lisboa, ontem dia 5 de Janeiro de 2014.

É com muito orgulho que leio os elogios que a imprensa internacional utiliza para descrever Eusébio. Descrevem-no como mítico, lendário, ícone, ídolo e craque. Muitos são os elogios e sentimentos ao rubro hoje em todo o mundo.
Para mim que vivo no estrangeiro, posso apenas acompanhar pela televisão e pelas redes sociais, mas para quem é admirador e quiser dar o último adeus a Eusébio pode comparecer ainda no Estádio da Luz, ao início da tarde. O seu corpo estará de volta ao Estádio da Luz, ao início da tarde, para cumprir desejo do futebolista. Cortejo fúnebre atravessa a cidade. Funeral é no cemitério do Lumiar.
Ficam aqui os detalhes previstos para esta segunda feira: Para as 13h30 está marcada uma volta da urna ao Estádio da Luz — um desejo do atleta. O funeral é às 17h, no cemitério do Lumiar.

O corpo de Eusébio está em câmara ardente até ao início da tarde de domingo no Estádio da Luz, após o que será dada a volta ao estádio. Em seguida, o cortejo fúnebre atravessa Lisboa em direcção aos Paços do Concelho, dirigindo-se em seguida ao seminário da Luz, onde será celebrada missa de corpo presente. Daí seguirá para o cemitério.

O acesso ao local do estádio onde o corpo está a ser velado, junto à porta 1, é feito pela porta 11 e voltou a ser possível na manhã desta segunda-feira.9 (...)

Após a última volta ao estádio — o acesso para quem queira acompanhar o momento é feito pela porta 17 —, o cortejo fúnebre de Eusébio segue para a Praça do Município. Depois da saída do Estádio da Luz, seguirá pela Segunda Circular, Campo Grande, Avenida da República, Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio, Rua do Ouro, Rua do Arsenal e Praça do Município. Aí passa frente aos Paços do Concelho, onde a vereação de Lisboa lhe presta homenagem, pelas 15h15.
Da Praça do Município, o cortejo continua pela Rua de São Julião, Rua da Prata, Praça da Figueira, Rossio, Restauradores, Avenida da Liberdade, Avenida Fontes Pereira de Melo, Saldanha, Avenida da República, Campo Grande, Segunda Circular, Largo da Luz e Igreja do Seminário da Luz, onde será rezada missa de corpo presente pelas 16h. Finda a cerimónia, o corpo será levado para ser sepultado no cemitério do Lumiar.

Partilha connosco como recordas Eusébio. E  de que forma este homem teve alguma influência na tua vida.
Que a sua alma descanse em paz.