terça-feira, 7 de abril de 2015

9 Passos a dar antes de saires de Portugal


Quando se pensa em emigrar deixa-se para trás a vida que se tinha. Muito há que pensar e preparar. A pensar nisso decidimos dar continuidade a esta publicação feita há algum tempo atrás complementando-a com mais 3. Esta será assim a segunda publicação e tem como objectivo alertar-te para alguns pontos a teres em conta antes de fazeres as malas. 
Como consequência de iniciares uma nova vida num outro país, alguns assuntos não podem ser ignorados sob pena de existirem surpresas desagradável no futuro.
Para que tudo corra bem deixamos-te algumas acções essenciais a tomar antes de saires de Portugal:
  1. Ter a certeza de que o Cartão de Cidadão (i.d.) está dentro da validade. Regra básica, nunca viajar sem um documentos de identificação. Parece-te obvio mas com a abolição das fronteiras na Comunidade Europeia se calhar até já foste a Espanha meter gasolina sem levares o Cartão de Cidadão.
  2. Certifica-te de que não precisas de outro tipo de documentação para entrar no país de destino, por exemplo um Visa, e se for caso disso tratar o quanto antes pois normalmente são burocracias morosas.
  3. Independentemente do país para onde vais emigrar, o ideal é saires do país com duas formas de identificação; Cartão de cidadão (já referido atrás) e o passaporte ou a carta de condução válidos será a opção mais segura. Em certos casos, como por exemplo um emprego, épode ser solicitado mais do que uma forma de identificação.
  4. Obrigatório ir ao Departamento de Finanças informar que irás emigrar. Este procedimento levar-te-á a teres de denominares uma pessoa que possa responder por ti nas Finanças, em qualquer circunstância que possa surgir. Isto evitará tributações indevidas durante o tempo em que estiveres emigrado.
  5. Quem tiver filhos, for emigrar para um país da Comunidade Europeia e os pretenda levar consigo, é importante cancelar os respectivos abonos na Segurança Social em Portugal, para que os possa posteriormente registar no país de destino e recebê-los lá.
  6. Se vieres de carro, é fulcral que faças uma revisão ao veículo, assim como a inspecção. Não esquecer também o autocolante com o P na traseira do carro.
  7. Caso tenhas um curso superior e pretendas procurar trabalho no ramo para o qual te formaste, um Certificado de Curso traduzido para inglês ou para a lingua corrente do país de destino darte-á a possibilidade de te inscreveres nas Associações Profissionais respectivas à tua área de formação a fim de certificares o teu curso e desta forma poderes exercer.
  8. Se tiveres casa própria o ideal será tentares vendê-la ou alugá-la a fim de anular qualquer despesa que possa advir disso. Se achares conveniente faz mesmo uma procuração para delegar poderes de intervenção a terceiros.
  9. Por último, mas não menos importante, se saíres de Portugal sem trabalho garantido faz previamente o CV em inglês, ou na lingua do país de destino, e leva alguns já imprimidos para que possas iniciar a tua procura assim que chegues ao teu destino. A distribuição do CV porta-a-porta ainda é dos meios mais bem sucedidos na hora de procurar alguns tipos de emprego.
Sim, é verdade, emigrar é uma luta. Uma luta que começa quando tomas a decisão de o fazer. Uma luta que muitas vezes te obriga a deixares a família e amigos para trás. Uma luta na conquista dos teus objectivos. Uma luta para te adaptares a novos costumes. Porém, parte dessa batalha pode ser atenuada se houver uma boa preparação e nós estamos aqui para te ajudar nisso.