terça-feira, 28 de abril de 2015

Como te preparares para uma entrevista de emprego


Já tinhamos falado de entrevistas de emprego aqui, a experiência da Carla em terras britânicas deu-nos uma pequena ideia da realidade no Reino Unido. Porém, desde que me encontro em Inglaterra que já tive oportunidade de ser chamada para algumas entrevistas e este facto levou-me a pesquisar e aprender muito sobre como nos devemos comportar numa entrevista de emprego. Hoje venho aqui partilhar esse conhecimento convosco, sintam-se à vontade para deixarem mais dicas relevantes relacionadas com a vossa própria experiência.
Uma entrevista deve ser devidamente planeada e organizada, Existem vários aspectos que podem determinar se tu és o candidato ideal para o cargo a que te propões. Não me refiro apenas à forma como falas ou como respondes às questões colocadas, é também importante como te apresentas a ti próprio, concretamente a tua expressão corporal. A nossa expressão corporal revela muito sobre a nossa personalidade e atitude e é tão ou mais importante como as respostas que dás às perguntas que te colocam. Existem assim alguns truques no que diz respeito à linguagem gestual que te podem facilitar neste processo.  Aqui ficam algumas dicas:
  • Observar os movimentos do teu entrevistador: não copies os seus movimentos mas, subtilmente, se ele cruza a perna esquerda tu cruzas a perna direita. Enquanto falas olha sempre olhos nos olhos, dar-te-à uma imagem de confiança.
  • Durante a entrevista cruzar os braços pode passar uma impressão errada. Tem a certeza que tens uma postura direita e receptiva.
  • Tenta encontrar algo em comum entre ti e o entrevistador, por exemplo, um país que ambos conhecem e do qual gostem.
  • Ler as expressões faciais do teu entrevistador pode ajudar a ter o feedback de como está a decorrer a entrevista e/ou fazer algum ajustamento que aches pertinente.
Eu sei que numa entrevista de emprego não é fácil controlar o sistema nervoso de forma a conseguires dominar toda esta envolvência e ainda responderes assertivamente ao que te está a ser perguntado. Requer um enorme auto-controle e nível de concentração que nem sempre são fáceis de conseguir. Para te ajudar a dominares os teus nervos e a conseguires algum equilíbrio aqui ficam  algumas dicas:
  • Tenta marcar, sempre que possível, a entrevista para de manhã, evitarás estar o dia todo ansioso acumulando stress desnecessariamente.
  • Prepara-te o mais exaustivamente possível. Simula as perguntas que te irão ser colocadas, por escrito e em voz alta, até estares preparado, sentir-te-ás mais confiante e determinado.
  • Prepara tudo com a devida antecedência, um atraso irá causar nervos e ser uma fonte de stress.
  • Tem confiança em ti próprio e nas tuas capacidades, acredita que és capaz, que és a pessoa certa para o cargo.
  • Antes de ires para a sala da entrevista, inspira, expira e relaxa. Nada tens a perder.
Por último, se tudo o resto falhar, há sempre duas coisas que nunca falham, sorrir e ser honesto. Sorrir é contagioso, transmite positivismo, optimismo e cria bom ambiente. Honestidade acima de tudo. Se te perguntarem a solução para determinado problema, se eventualmente não te ocorrer nada, tenta explicar como resolverias a questão, sem inventar. 
Assegura-te que ouviste bem a pergunta colocada antes de dar uma resposta, se tiveres dúvidas pede ao teu entrevistador para repetir. Põe em ordem os teus pensamentos e responde de forma lógica.
Tem em atenção que há coisas nas quais não podes mesmo falhar, nomeadamente:
  • Não conhecer nada sobre a empresa
  • Não estar preparado para falar de ti próprio
  • Olhares para o chão mostrará insegurança e, com certeza, não quererás passar essa imagem.
  •  Não chegar atrasado, convém ires com tempo para qualquer eventualidade que surja pelo caminho.
  • Não deves demonstrar demasiado interesse pela vaga, ser moderado.
  • Falar mal da actual ou antiga entidade patronal não é, de todo, positivo para a tua imagem.
Estes são alguns pontos chave que farão toda a diferença na tua entrevista. Lembra-te que é mais fácil teres confiança de que te vais sair bem numa entrevista se te preparares arduamente para a mesma.
Tem em mente que uma atitude positiva gera comportamento positivo. Muito sucesso!

Este foi o primeiro de uma série de textos onde iremos abordar o tema das entrevistas de trabalho. Estes textos terão muito da realidade inglesa mas acabarão por não fugir muito à realidade do mundo do trabalho de uma maneira geral. Fica atento!