quinta-feira, 30 de abril de 2015

O que vestir numa entrevista de emprego


Provávelmente já ouviste muitas vezes que a "primeira impressão é que conta" no que diz respeito a relações interpessoais. Pois, no caso de uma entrevista de emprego esta expressão tem ainda mais significado e dimensão. É fundamental causarmos uma primeira boa impressão e para isso o que levamos vestido pode contar bastante a nosso favor ou pode simplesmente ser o nosso maior cartão vermelho.
Hoje vou escrever um pouco sobre o que devemos ter em conta ao escolher o vestuário para uma entrevista, o que se adqua melhor ao cargo para o qual vamos ser entrevistados e vou ainda dar alguns exemplos de outfits que te podem servir de inspiração.
No que diz respeito ao que vestir numa entrevista de emprego a prioridade é passar uma ideia de profissionalismo e elegância. Tal como referido no texto anterior "Como te preparares para uma entrevista de emprego" em que é fundamental fazeres algum trabalho de bastidores, também a escolha do vestuário deve ser preparada préviamente para não haverem surpresas. A primeira coisa que podes fazer, principalmente em cargos mais ligados ao ramo criativo onde nunca sabemos muito bem se devemos optar por uma aparência mais formal, casual ou até mais criativa e pessoal, fazer uma pesquisa pelo website e redes sociais da empresa procurando fotografias de funcionários permitir-nos-à ter uma ideia mais apurada do estilo de guarda-roupa usado na mesma.
O tipo de cargo ao qual estamos a concorrer também pode ajudar a determinar o tipo de visual que devemos adoptar. Enquanto que entrevistas para trabalhos não qualificados podem sugerir um visual mais casual, em entrevistas para posições qualificadas é importante que optes por uma aparência mais formal. Que aspecto deve então ter um "look" assim.

No caso dos homens:
  • Fato liso azul escuro ou cinzento escuro
  • Camisa de manga comprida branca ou a combinar com o fato
  • Cinto
  • Gravata
  • Meias escuras
  • Sapato clássico
  • Corte de cabelo profissional e limpo
  • Não exagerar no aftershave e perfume
  • Unhas limpas e cortadas
No caso das mulheres:
  • Fato calça ou saia azul escuro, preto ou cinzento. Em caso de optares pela saia esta deverá ser comprida o suficiente de modo a poderes sentar-te confortávelmente. A collant deve ser cor da pele.
  • Blusa a condizer
  • Sapatos clássicos
  • Não exagerar nos acessórios. Evitar brincos grandes e pendentes assim como demasiadas pulseiras e colares. Sem joias é melhor que joias baratas, "reles".
  • Cabelo cuidado e profissional
  • Maquiagem discreta e suave, assim como o perfume.
Tem também cuidado com a escolha das cores que usas. As cores têm uma enorme influência em quase tudo na nossa vida. Elas agem sensorialmente sobre nós, sem muitas vezes nos apercebermos muito bem. Fica então a saber que o preto é a cor da autoridade e poder em excelencia. Não exageres nesta cor quando te apresentares em entrevista ou poderás parecer uma pessoal pouco acessivel. O cinzento representa sufisticação e confiança. É uma cor discreta que manterá o entrevistador focado no que tu dizes e não no que tu vestes, portanto, uma boa opção. Vestir branco em contexto de entrevista indica limpeza e simplicidade. Azul é também uma optima opção neste caso. Esta cor pacífica e tranquila faz o corpo produzir agentes calmantes. Recomendada por inumeros consultores de moda para entrevistas de emprego porque simboliza lealdade e controle.
Cores a evitar são o vermelho, amarelo e roxo. O verde e castanho são abundantes na natureza e por isso não produzem ruído ao olhar. O verde escuro é masculino e conservador. O Castanho numa entrevista reflecte estabilidade e promove a comunicação.
Aqui ficam algumas opções para te inspirares:

Para mulher - opção calça:

Para mulher - opção saia ou vestido:

Para homem:

Espero ter-te ajudado de alguma forma a seres bem sucedido na tua próximo entrevista. Podes ver estes e outros outfits e dicas de guarda-roupa no nosso quadro do Pinterest. Arrasa! Boa sorte!