quinta-feira, 14 de maio de 2015

Emigrar com animais [actualização]


Compramos casa, assentamos, temos filhos e arranjamos um cão ou um gato, ou vice-versa,  de  repente somos dispensados do trabalho, não temos dinheiro para pagar o empréstimo da casa, dar de comer aos filhos e pagar as vacinas do cão ou gato. Vimo-nos forçados a emigrar e vamos. 
Se somos realmente apaixonados pelos nossos companheiros de 4 patas não queremos deixá-los mal. Iremos querer que eles também façam parte desta nossa nova aventura até porque não queremos nós próprios abrir mão da sua amizade e lealdade.
Não existem muitas formas de fazer chegar o nosso amigo ao seu novo destino, também depende muito da forma como nós humanos encaramos cada forma de o transportar e respectivos custos. Já abordámos este assunto aqui mas entretanto houveram actualizações nas leis e a entrada de animais em Inglaterra ficou um pouco menos complicada. Eu própria trouxe os meus dois gatos de Portugal antes da lei mudar em 2012 e da minha experiência posso dizer que nunca consegui imaginar deixar os meus peludinhos para trás, vê-los serem transportados no porão de um avião como se fossem carga ou permitir que passassem meses em quarentena. 
Por não os conseguir ver a serem despachados quase como bagagem e não estarem própriamente ao alcance do nosso olhar durante toda a viagem, o transporte foi feito numa viagem de 24 horas (aproximadamente) de carro. Se tivermos em atenção que nos voos para o Reino Unido os animais com peso superior a 6kg/8kg já serão considerados carga e há mesmo algumas companhias aereas e/ou aeroportos que não permitem de todo os animais na cabine exceptuando animais de acompanhamento ou assistência de cegos, surdos, etc. (consultar www.defra.gov.uk/pets para mais informações), trazê-los no nosso carro foi a única opção que mereceu a nossa consideração. Foi uma viagem cansativa mas valeu a pena. Chegaram sãos e  salvos e estiveram sempre debaixo do nosso olho e mimo. O nosso gato mais nervoso tomou metade de um calmante e a viagem fez-se sem incidentes de maior. A melhor opção para passar o canal da mancha é o comboio. É mais rápido, cerca de meia hora e não precisamos de sair de perto dos nossos peludos. No caso de preferirem o barco fiquem a contar com cerca de 2 horas e meia afastados dos vossos amigos de 4 patas (eles ficarão no carro enquanto os passageiros terão de ir para o convés do navio).
Assim, as opções não são muitas quando se quer trazer o nosso amigo para terras de sua majestade, mas seja qual for a escolhida certifica-te que os requisitos para este entrar no Reino Unido são cumpridos. Para o teu animal de estimação (seja ele gato, cão ou furão) entrar em terras britânicas desde Janeiro de 2012 ele precisará de:

  1. Estar identificado com "microchip"
  2. Estar vacinado contra a raiva
  3. Ter sido vacinado após ter sido identificado com o "microchip"
  4. Possuir passaporte da União Europeia emitido por um médico veterinário clínico que certifique a colocação do microchip primeiro e posteriormente a vacinação contra a raiva
  5. Terem decorrido 21 dias após a data da vacinação contra a raiva
  6. Desparasitação em dia
Os valores para transportares o teu fiel amigo podem variar dependendo do meio de transporte que usares e do peso do animal. Seja como for certifica-te sempre que ele passará o menor stress possível e que viaja da forma mais confortável que lhe conseguires proporcionar.