quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Dicas para aprender inglês ao chegar a Inglaterra

 

Sabes que será mais fácil emigrares para um país de lingua inglesa porque essa é a lingua com a qual mais te identificas, tens contacto e até aquela que estudaste mais na escola e ainda no curso extra que teimaste em tirar apenas porque sim. Decides-te pela Inglaterra porque para a América é difícil visa e a Austrália fica muito fora de mão. O que tu não sabes é que quando pisas este país pela primeira vez chips são crisps, o wc é loo e as cookies são biscuits. Não entendes uma palavra da maneira arrastada como vão juntando palavras e a mistura de sotaques é tanta que te é difícil familiarizares com todos, acabando por mal entenderes um.
Desanimado pensas que estás num país cinzento de gente mal humorada que afinal nem a lingua consegues falar. Mas não é nada assim. Nem o país é cinzento porque a paisagem até é bem verde e carregadinha de tijolinhos vermelhos, nem as pessoas são assim tão mal encaradas, apenas ficam na delas e perguntam-te "Are you alright?" se lhes parecer que poderás precisar de ajuda, no final descobres que ninguém fala bem a lingua, nem mesmo os ingleses, e que tu vais ser apenas mais um.
Nem tudo é mau e com tempo consegues digerir melhor o que te vão dizendo e para que isso aconteça de forma mais rápida segue estas dicas que deixamos para ti:
  1. Vê sempre televisão inglesa com as legendas (em inglês) ligadas, se te aperceberes de alguma palavra que não conheças escreve e procura no dicionário mais tarde.
  2. Ouve as notícias da rádio. Se um dia conseguires perceber todo um bloco noticiário de rádio então podes ter a certeza que já poderás falar com a operadora do serviço ao cliente da maioria da companhias de telecomunicações.
  3. Ouve as tuas músicas preferidas e tenta decifrar as letras, tenta entendê-las de ouvir e escreve-as num papel. depois procura a letra na internet e verifica o que erraste e o que conseguiste acertar. Canta-as e trabalha a velocidade a que consegues dizer as palavras, normalmente as letras das músicas são ditas a corer e cheias de abreviaturas, tal e qual como os ingleses normalmente falam.
  4. Não tenhas medo de falar e errar, depressa perceberás que não és a única a falar menos bem a língua. Se estiveres atenta vais te familiarizando com as várias variantes que os ingleses, e não só, vão criando para dizer a mesma palavra.
  5. Lê, lê muito. Passa o teu computador para inglês, o teu telemóvel, os programas que usas no teu dia a dia, o facebook, pesquisa em inglês e vê os resultados das pesquisas também em inglês. A leitura é a melhor forma de trabalhares e melhorares a forma escrita da língua. É também a melhor fonte para aprenderes novo vocabulário.
  6. Escreve, passa a escrever maioritáriamente em inglês, até mesmo os teus posts no facebook.
  7. Em ultimo caso, se todas as anteriores falharem ou forem insuficientes para o nível de inglês que precisas e te deixa satisfeito, tens sempre inumeros cursos espalhados por todo o Reino Unido, muitos deles parcialmente financiados, especialmente direccionados para quem não tem o inglês como primeira língua.
Mais importante que tudo é mesmo não desistir. A persistência e confiança são fundamentais. Vai em frente, tu és capaz!