segunda-feira, 17 de junho de 2013

Matar Saudades: Pão de Alho Alentejano

Hoje abrimos uma nova rubrica aqui no blogue do CPI. Uma semana após a inauguração deste cantinho do Código Postal Internacional faz todo o sentido integrar a rubrica que apresento já a seguir...

São poucos, ou talvez nenhuns, os emigrantes Portugueses que não sintam falta de pequenos/grandes sabores Portugueses. Sentarmo-nos em redor de uma mesa de amigos ou familiares, carregada de deliciosos petiscos e regada do melhor vinho ou até de uma cerveja fresquinha, faz parte das memórias de qualquer Português que se preze.

Ao emigrar as coisas complicam-se. No início é tudo novo para nós e tentamos adaptar-nos ao fish and chips, às sandes de paté de atum num almoço a correr, ao bacon frito às oito da manhã... mas não dá.
Procuramos loucamente nas prateleiras do supermercado os produtos a que estamos habituados. Tentamos viver com os similares que por cá vamos encontrando mas não é a mesma coisa. Corremos às mercearias Portuguesas em busca de chouriço, queijo da serra, azeite... e na cozinha, com todo o carinho, saudade e gosto acrescentamos mais alho, mais coentros, mais salsa... na tentativa desesperada de juntarmo-nos de novo à mesa e pensarmos que, mesmo estando longe, criámos um cantinho de Portugal dentro das paredes do nosso lar.

Esta é uma rubrica de sabores para matarmos saudades da magnífica gastronomia Portuguesa. Junta-te a nós e partilha o que sabes. Como te adaptaste à falta do bacalhau seco, como o descobriste na mercearia do Sr. José, as adaptações que fizeste à receita da tua avó, a felicidade de encontrar o produto que adoras numa comum prateleira de supermercado. Partilha a tua história, a tua receita ou a tua lista de supermercado adaptada: codigopostalinternacional@gmail.com.


Pão de Alho Alentejano (receita)

Ingredientes:
Fatias finas de pão Alentejano (ou semelhante)
Dentes de alho q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada q.b. (opcional)

Preparação:
Comece por cortar as fatias de pão finas.
Regue-as com um fio de azeite, distribuindo-o bem por toda a superfície do pão.
Leve ao forno até torrar.
Em seguida, pegue num dente de alho e raspe-o (esfregue-o) bem na superfície do pão que contem azeite e leve novamente ao forno por apenas alguns minutos.
Sirva de imediato com, ou sem, salsa picada.

Fonte: www.saborintenso.com