quinta-feira, 11 de julho de 2013

Em Entrevista


Em entrevista hoje no nosso/vosso blogue temos a Madalena Santos com 24 anos, solteira, emigrada há 9 meses, em Londres (Inglaterra). 



O que te motivou a emigrar?
A falta de trabalho na minha área de estudos, principalmente.

Porquê a escolha da Inglaterra, particularmente da cidade de Londres?
Escolhi Londres porque já tinha feito cá um estágio há 3 anos atrás e fiquei apaixonada por esta cidade.

Como foi o teu princípio?

Eu vim sózinha mas tinha cá a minha meia irmã que me ajudou com alojamento e na procura de emprego.

Qual foi o sentimento dos primeiros dias / meses?
De frustração por não ter sido fácil de arranjar trabalho mas depois de orgulho em não ter desistido.

Que aspectos positivos/ negativos recordas aquando da mudança?
Os negativos é que pensava que ia arranjar trabalho na minha área facilmente e infelizmente não foi possível, os positivos é que tinha cá família e amigos que me deram imenso apoio.

O que aqui conquistaste corresponde às expectativas que trazias? Em que sentido?
Não correspondeu às expectativas que tinha porque ainda não consegui arranjar o trabalho que gostaria mas aprendi a viver com isso e mesmo assim sinto que ganhei muitas outras coisas que nenhum trabalho me poderá dar.

De que mais sentes falta?
Da família, amigos e do mar.

De que forma matas a saudade de Portugal?
Falando regularmente com as pessoas importantes da minha vida que lá ficaram.

Achas-te, como emigrante, responsável pela divulgação da cultura portuguesa?
Não me acho responsável mas gosto de divulgar sempre que possível.

Recordando os primeiros tempos de emigrante, recordas algum episódio engraçado que queiras partilhar?
Não tive nenhum, que me recorde.

Farias tudo de novo ou o que mudarias?
Faria tudo de novo e exactamente da mesma maneira.

Voltarias a viver em Portugal?
Voltarei, um dia...

Onde e como te vês daqui a uns 15 ou 20 anos?
Vejo-me em Portugal com uma “bagagem” muito mais enriquecida depois desta experiência.

O que recomendarias a alguém que quisesse emigrar?
Juntar algum dinheiro e o mais importante vir com espirito de sacrifício.

Background photo | Foto de fundo por: Only Deco Love