segunda-feira, 8 de julho de 2013

Entrevista de emprego


Esta semana tive uma entrevista na escola onde trabalho, para a posição de assistente de biblioteca. Apesar de já ser funcionária da escola, foi-me comunicado por carta, o dia, o tempo estimado  e a agenda prevista para o processo de selecção.

Pois bem, às 9h50m de quinta-feira apresentei-me na recepção da escola com 3 outras candidatas. Uma delas é também minha colega de trabalho diário e inglesa de gema. O processo de selecção começaria às 10h e, como manda a etiqueta aqui na Inglaterra, devemos chegar 5 a 10 minutos antes da hora prevista.

Às 10h chega uma acompanhante que nos leva a todos a uma sala. Nessa sala, inicia-se conversa de circunstância, e é-nos oferecido chá, leite, água e umas bolachas. Todas padeciamos do mesmo, nervos e calor! Quem haveria de querer comer fosse o que fosse?! Queriamos era começar logo e acabar com o nervoso miudinho. A minha colega Sarah, de quem gosto muito, estava vermelha como um tomate e calada que nem um rato. Era aparente o pouco à vontade que estas situações trazem. As duas outras candidatas, pareciam ter um à vontade que nem eu nem a Sarah tinhamos e de certa forma era até perturbador, talvez fossem os nervos que as faziam estar faladoras e inquietas.

Entretanto apareceu a responsável, Sra. D., que entregou a cada uma a agenda personalizada do processo de selecção e explicou todo o processo. A selecção seria feita ao fim dos seguintes passos: trabalho escrito (assessement), visita guiada à escola, entrevista informal com o Sr. R., que trabalha diariamente na biblioteca, e ainda uma entrevista formal com duas responsáveis (a Sra D. e a Sra S. - responsável pela biblioteca. Estavam destinados 25 a 30 minutos para cada tarefa.
Todas passariamos pelo mesmo, mas em horários desencontrados, excepto na visita guiada que seguimos em pares.

Eu permaneci na sala e todas sairam para seguirem a sua agenda.
Eu comecei por ter um exercicio escrito. Respirei fundo quando li que era apenas escrever uma carta aos pais de uma estudante da escola, dizendo que esta nao tinha entregue os livros da biblioteca na data marcada e que estava sujeita a multa. Não levei mais de 10 minutos a fazer a carta no rascunho e a passa-la para papel limpo. O relógio não andava e os 20 minutos finais foram uma eternidade. As outras candidatas voltaram ao local e ainda tivemos uma pausa de 10 minutos.
Depois seguiu-se a visita guiada e voltámos para uma pausa na sala. Entretanto chegavam uma a dua pessoas para nos animar e saber se estava tudo bem ou se era necessário mais alguma coisa.
Chegada a hora da minha entrevista informal, lá segui para a biblioteca. Fiquei a saber como a  biblioteca funciona. O ambiente era muito acolhedor  e o Sr. R. uma simpatia.

De regresso novamente à sala onde estavam as outras candidatas, foi-nos oferecido o almoço, havia água, chá, sandes de camarão e de fiambre, salgadinhos diversos e fruta. Nestas coisas, os ingleses são de facto delicados e atenciosos.

Parti finalmente para a entrevista formal, a que mais temi... algumas perguntas de rotina e outras especificas relacionadas com a biblioteca. Uma das perguntas foi precisamente qual o último livro que li e descreve-lo de forma a motivar alguém a le-lo. Ainda bem que alterno as minhas leituras com livros portugueses e ingleses.
Fiz um saldo positivo no final da entrevista. Respondi a tudo sem gaguejar e com atitude positiva e claro de sorriso na cara. Com tudo isto tinham-se passado 3 horas.

A resposta chegou ao fim de 4 horas via telefonica. A Sra. D. ligou dizendo que tinham ficado muito impressionadas com a minha entrevista e com a minha confiança na entrevista. Eu era a segunda escolha das quatro, mas havia uma candidata mais adequada e com experiência, uma rapariga nova que trabalha numa livraria. Repetiu duas vezes, que estavam impressionados e para eu continuar à procura na escola, pois de certo iriam surgir outras posições. De facto há outra posição que se adequa mais a mim e estou em pulgas para concluir a minha candidatura de 9 páginas a entregar já na próxima segunda-feira. Esta é a época que a maioria das vagas em escolas surge, pois é agora que tem lugar a organização dos departamentos a fim de se iniciar um novo ano lectivo em Setembro.

É certo que não fui seleccionada, mas estou muito orgulhosa de mim mesma. Estudei 3 dias intensamente, procurei na internet perguntas de entrevistas  e respectivas respostas. Algumas têm mesmo que ser adequadas e respondidas conforme a tua personalidade. Li e re-li as perguntas e respostas e simulei a entrevista várias vezes, para evitar tropeçar nas palavras. Não ganhei a posição, mas saí mais enriquecida com esta experiência. A minha colega, que é inglesa, também nao foi escolhida porque é tímida e pouco confiante, assim justificaram as responsáveis pela decisão. Engraçado que inicialmente hesitei em concorrer porque a Sarah é inglesa e eu trabalho todos os dias com ela. Achei que seria desagradável mas, por fim, enchi-me de coragem e coloquei a minha candidatura. Tenho a certeza que ter uma atitude positiva e confiante no fim, foi meio caminho andado.
Nunca se esqueçam um NÃO é dado como certo, se nada fizermos; mas se formos à luta o SIM também é possivel!

Background photo by | Foto de fundo por: Neiman Marcus