domingo, 7 de julho de 2013

Matar Saudades: No meu livro de receitas de Inverno

Pois ser gulosa é um defeito ou feitio de família. Sim, gosto de doces de todos os tamanhos e feitios. Se bem que com o tempo tenho me tornado cada vez mais exigente e por isso gosto também de os fazer e só os faço e repito se realmente me satisfizerem as exigências exigentes do paladar. 
Assim, pouco ligo e nem perco grande tempo a fazer bolos secos, a menos que sejam biscoitos para saboriar com o chá das cinco ou com o café pós almoço. Faço essencialmente receitas simples mas deliciosas.
No Inverno não há fim-de-semana que não ligue o forno para adocicar a vida e aquecer a casa. No Verão perco mais tempo com receitas de frigorífico, carregadas de natas e muitas calorias... ainda não inventaram natas com 0% de gordura.

Ultimamente tenho andado bastante preguiçosa em relação à minha cozinha. Talvez por estar grávida e não poder comer tudo o que a boca pede ou simplesmente porque as pernas pesam mais do que o costume. Porém, nada me impede de continuar a coleccionar receitas para o próximo Inverno onde, já desinchada, tenciono voltar a aquecer a casa e adoçar a vida mais um pouquinho. 

A receita que trago hoje ao CPI lembra os sabores de Portugal. Lembra a enorme variedade de queijos deliciosos que temos e que é uma pena não se encontrarem nos supermercados Ingleses ao lado dos Franceses ou Italianos que muito ficam a dever aos nossos. 




Queijadas da Madeira

Ingredientes:
Para a massa: 
250 g de farinha de trigo;
250 g de manteiga;
2 colheres de sopa rasas de açúcar;

Para o recheio:
500 g de requeijão;
500 g de açúcar;
12 gemas de ovos;
2 claras

Confecção:

Peneira-se a farinha com o açúcar, junta-se a manteiga e amassa-se esta mistura de maneira a obter uma massa bem ligada. Se necessário juntam-se umas gotas de água, mas aconselhamos que não o faça. Deixa-se a massa descansar durante 4 ou 5 horas.

Entretanto, passa-se o requeijão por uma peneira fina; adiciona-se o açúcar e mexe-se bem. Em seguida juntam-se as gemas uma a uma, mexendo bem entre cada adição, e finalmente as claras. Bate-se tudo até o preparado ficar bem homogéneo.

Passado o tempo de repouso, estende-se a massa muito fina e corta-se aos quadrados. No centro de cada quadrado coloca-se uma colher do recheio preparado. Dobram-se as pontas da massa sobre o recheio, de modo a ficar visível o centro.
Coloca-se cada queijada sobre um quadrado de papel manteiga, que por sua vez se coloca sobre um tabuleiro. Levam-se as queijadas a cozer em forno bem quente. À saída do forno unta-se a massa com manteiga.

Deliciem-se...