domingo, 14 de julho de 2013

Matar Saudades: Um feliz aniversário!

Ontem foi dia de festa. O filhote da Ana fez 5 anos, está a ficar crescido o Piolho! 
Não há ocasião melhor para reunir os amigos e os paladares portugueses do que uma festança!
Eu não podia deixar de contribuir para a festinha da minha querida amiga e seu filho fofo. Assim, ontem foi dia de ligar o forno, independentemente dos mais de 25º que faziam lá fora.

A receita das Queijadinhas de Leite veio parar-me às mãos através da Susana, uma amiga que muito estimo e que também se encontra emigrada em Inglaterra há já alguns anos. Desde que esta receita entrou na nossa casa não mais saiu e faz parte do meu livrinho de receitas seleccionadas a dedo.
É frequente estas meninas serem desejadas por amigos em diversas ocasiões e em todas elas têm feito o seu sucesso. É um cheirinho de Portugal que conquista o paladar de quem as prova.

Sempre fui fã de queijadinhas dos mais variados sabores e feitios.
Nos meus últimos meses em Portugal, fazia eu um part-time num café/restaurante de uma amiga, e esta era, talvez uma das poucas, guloseimas que me faziam quebrar a dieta. Por isso, quando vim para Inglaterra, e ao fim de mais de 2 anos de abstinência forçada de queijadinhas, podem imaginar a minha felicidade quando este doce entrou na nossa casa para ficar. E é tão bom matar saudades delas quando bem me apetece...

Mas aqui fica a receita das, já famosas por terras de Kent, Queijadinhas de Leite. 


Queijadinhas de Leite

Ingredientes:
5 dl de leite
4 ovos
350 gr de açúcar
100 gr de farinha
30 gr de manteiga
raspa de limão

Preparação:
Levar ao lume o leite com a manteiga até derreter.
À parte misturar o açúcar com a farinha e juntar os ovos um a um batendo entre cada adição.
Juntar o leite em fio depois de arrefecer um pouco para evitar cozer os ovos
Juntar a raspa de limão e deixar repousar 15/20 minutos.
Entretanto untar e polvilhar as forminhas. 
Colocar a massa nas forminhas, não encher muito porque as queijadas sobem um pouco e depois voltam a descer, e levar ao forno previamente aquecido a 200ºC.

Deliciem-se...