quinta-feira, 18 de julho de 2013

Trabalhar como au pair


Em Londres existe muita gente que vem cá com o intuito de aprender inglês e voltar ao seu país com a esperança de encontrar um futuro melhor. Normalmente vêm para estudar umas horas e trabalhar todas as outras. De todos os trabalhos que conseguem, acho o de au pair o mais ingrato. Vivem em casa de uma família e tomam contam das suas crianças, nos intervalos tentam estudar inglês. Ganham uma miséria e não têm horas de começar nem acabar, muitas vêem-se sem fins-de-semana, têm de limpar a casa e ainda conduzir em Londres mesmo não estando habituadas. Contudo, o que mais me choca em muitos destes casais que procuram au pairs, é o desprendimento com que acham que podem fazer o que querem com a vida delas. Amanhã, sábado, preciso de ti, vamos sair e voltamos às 6:30pm. - já acho mal, não é amanhã podes? É amanhã ficas...!!! Pior é quando a pessoa fica, marca coisas para depois das 7 e às 9 os senhores ainda não deram as caras. O telefone toca: Ah desculpa lá mas estamos a caminho, o trânsito está mau e tal... - 2 horas de trânsito? eles acham que a inteligência só os brindou a eles?! -  mais 20 minutos e estamos aí. - 20 minuto?? Só podem estar agora a sair de lá! - Ainda dá para irmos comer qualquer coisa? Ainda não jantámos... - Tenham a santa paciência mas a falta de vergonha na cara tem limites!
Pois bem, eles chegam de trombas, a au pair já sai atrasada e chateada e quando, após o seu jantar, volta a casa cansada, ainda consegue surpreender-se quando tenta abrir a porta da rua sem sucesso, está trancada por dentro.

Esta situação aconteceu a uma amiga minha, de um momento para o outro a vida dela deu uma reviravolta, sózinha por terras Britânicas, teve a sorte de poder contar com os amigos.
Eu nunca me aventuraria a ir para uma cidade onde não conheço ninguém para viver e trabalhar com alguém que nunca vi, com o intuito máximo de estudar, mas isto sou eu... antes ter o meu espacinho e ser waitress ou trabalhar num hotel... trabalho duro por trabalho duro pelo menos chega-se a casa e ninguém chateia!

Londres pode ser um sonho mas em pouco tempo pode virar pesadelo! Obviamente que nem todas as experiências como au pairs são assim, negativas. Por isso é bom que tudo fique bem esclarecido em contrato antes de sairem do país de origem. Se possivel evitar fazer os chamados favores que na maior parte das vezes dá azo a excesso de confiança e pode levar a abuso. Nunca se esqueçam que estão "on your own" e que por muito amigos que se possam tornar das famílias a vontade e necessidade delas estará sempre em primeiro lugar em relação às tuas. Manter as fronteiras bem definidas é uma mais valia para ambas as partes.
Procurem agências inscritas na BAPAA(British Au Pair Agencies Association). Contactem várias vezes com as famílias antes de saírem do vosso país e esclareçam todas as dúvidas assim como definam bem tudo o que acharem importante para um relacionamento cordial e saudável.