quinta-feira, 4 de julho de 2013

O poder do "comprovativo de morada"!


Quem emigra para Inglaterra pela primeira vez depara-se com uma dificuldade que, à primeira vista, parece ridicula: a exigência de comprovativo de morada para qualquer coisa que exija preenchimento de documentos. Conseguir o primeiro comprovativo de morada torna-se assim um objectivo primordial assim que pisamos as terras Britânicas.
Eu venci esta batalha, a do comprovativo de morada, com a abertura de uma conta bancária porém, para abrir conta bancária também pedem comprovativo de morada. Agora interrogam-se vocês: Então? Em que ficamos? Parece um ciclo vicioso! E pode bem ser se não tivermos as ferramentas certas na mão. Por isso hoje trago aqui a breve história da minha abertura de conta bancária que me possibilitou o meu primeiro comprovativo de morada.

Em Setembro de 2009, cerca de 3 semanas após a minha chegada a Inglaterra, estava a morar num quarto numa casa de amigos, sem contrato de arrendamento, não me encontrava ainda a trabalhar e apenas vivia na morada acima há algumas semanas. Nada dava garantias ao banco que no dia seguinte iria estar no mesmo local nem mesmo quais seriam as minhas intenções por cá. Mas o mais interessante foi a forma como essas dúvidas desaparecem para eles (entidade bancária).
Bastou eu estar inscrita numa agência de emprego e todos os problemas se anularam, dei o nome e morada da agência, bilhete de identidade e passaporte e... voilá! Conta Aberta!

Com conta aberta consegui o precioso comprovativo de morada com o primeiro extracto bancário que me foi enviado para casa. Este permitiu-me, entre muitas coisas, a inscrição no centro de saúde. É verdade, um papelinho que tenha o nosso nome, morada e o logótipo de uma entidade credível vale muito para quem está a começar vida neste país! E como os maiores problemas, pelo menos na nossa visão recém-chegada a um país bastante coerente e inteligente a nível burocrático e organizacional, se transformam numa solução fácil!