terça-feira, 2 de julho de 2013

Viagem a Portugal


Está naquela altura do ano, em que começo a contar as semanas que faltam para ir a Portugal. Por aqui, o Verão teima em não querer chegar, pelo menos este ano. Fico nostálgica a pensar nos passeios a pé que tanto gosto de fazer entre o Estoril e Cascais. Andar no paradão, a respirar o cheiro a mar e sentir o sol a queimar, mesmo que o sol já esteja a pôr-se. "Stop! "- Imponho a mim própria.

Retomando o assunto da viagem a Portugal, desde que aqui chegámos que temos por hábito ir de carro. Inicialmente a razão era o Freddy, o nosso peludo de 4 patas, fazia-me confusão que ele fosse fechado numa caixa no porão do avião e possivelmente ter que o drogar para não incomodar ou não passar mal.
A outra razão que nos leva a ir de carro, é que tanto eu como os miúdos ficamos 6 semanas em Portugal e o carro é o nosso meio de transporte. Alugar carro em Portugal seria muito dispendioso. O marido volta a Inglaterra, de avião, para trabalhar, dado que só pode tirar 25 dias de férias e as mesmas têm que ser repartidas, não podendo goza-las todas de uma só vez.

Para passar para França temos duas hipóteses aqui na zona sul-este de Inglaterra, ou passamos de comboio pelo túnel da Mancha (Eurotunnel) ou de barco (ferry), em ambos os casos entramos em França por Calais.
Pelo túnel é sem dúvida alguma mais cómodo e rápido, apenas 35 min dentro duma carruagem de comboio, tão grande quanto necessário para caber autocarros de passageiros. De barco leva-se aproximadamente 1h30m, agradável num dia de muito calor quando o sol se está a pôr. Pior são mesmo os enjoos! Quem preferir ter a algibeira mais recheada e aguentar bem a má disposição, então esta é a melhor solução. O bilhete de barco, deve ser comprado com antecedência, a fim de se obter o melhor preço. Consegue-se bilhetes por vezes metade do valor do bilhete do túnel. Nós costumamos comprar bilhete com 2 meses de antecedência, ainda assim este ano, os bilhetes mais baratos já estavam esgotados. A passagem de carro pelo túnel, pode custar cerca de £150, dependendo da época e do horário que pretendem. Fica mais barato viajar depois das 00h e até às 6 da manhã.

No túnel, pode-se levar animais até um máximo de 3 por veículo, deste que sejam portadores de passaporte internacional e tenham as vacinas e a desparasitação feita. A desparasitação tem que ser feita 24h antes e até 48h após aplicação. Já agora uma chamada de atenção, no passaporte tem que constar a hora e data da desparasitação tendo de ser carimbado e assinado por um veterinário oficial, caso contrário, será considerada inválida o que, no regresso de Portugal para Inglaterra, se torna um enorme problema, podendo atrasar a viagem mais de 24h.
Paga-se, por cada animal, um valor pela passagem, cerca de £15 para cada lado. No barco pode igualmente levar-se animais mas têm de permanecer no carro durante todo o percurso enquanto que as pessoas têm de abandonar os veiculos durante toda a travessia.
A viagem de casa até Folkstone leva-nos cerca de 45 minutos de carro. A restante viagem leva cerca de 19 horas se formos directos. Primeiro Calais, Boulogne Sur-Mer, Rouen, Le Mans, Tours, Poitiers, Angouleme, Bourdeaux, Bayonne, Burgos, Valladolid, Salamanca e finalmente terras portuguesas. Ultimamente temos optado por dormir a meio do caminho, já quase na fronteira de França com Espanha, zona de Bayonne e Biarritz. Dá ainda tempo de passear ao fim do dia e conhecer alguma coisa. Esta é uma zona turística muito bonita. Onde se fazem bons passeios à beira-mar e podemos disfrutar das grandes esplanadas no Verão.
Durante a viagem fazemos ainda várias pausas para esticar as pernas e comer alguma coisa. Os miúdos entretêm-se a ver filmes, ouvir música ou a dormir. Às vezes fazemos jogos para passar o tempo. No primeiro dia fazemos cerca de 9 a 10 horas de viagem e no segundo dia cerca de 8 a 9 horas, num total de 2000 kilómetros.
A viagem de carro custa cerca de £400 (ida e volta)  só em gasóleo, podendo custar mais ou menos dependendo do carro. Depois há que acrescentar as portagens das auto-estradas, cerca de £120 para cada lado. Estas contas estão feitas para um carro familiar de 7 lugares a gasóleo e motor 1,600 cc.
Se quisermos evitar as portagens, as estradas nacionais também são boas. Leva mais umas quantas horas de viagem.

Recomenda-se vivamente o uso de GPS durante a viagem, possivelmente um co-piloto com humor e pouco sono. O planeamento da viagem também é útil, costumo usar o google maps ou o viamichelin.

Bem... resta-me esperar que chegue a hora da partida, que o coração já palpita.

Links úteis:
http://www.eurotunnel.com/uk/home/
http://www.ferrysavers.co.uk/calais.htm?gclid=CI28rcirh7gCFVDJtAoduxsAxQ
http://www.viamichelin.co.uk/web/Routes?
https://maps.google.com/
http://www.eurotunnel.com/uk/traveller-info/pets/PET-travel-scheme-checklist-after-01-jan-2012/