terça-feira, 6 de agosto de 2013

A importância de aprender português sendo emigrante


Pois bem, à primeira vista não parece ser muito importante... falo com muitos pais emigrados que me dizem que os seus filhos falam português em casa e que não precisam de aprender mais, mas será que ponderaram todas as hipoteses antes de decidirem a importância, ou a falta dela, no que diz respeito a saber falar e escrever portugês?Reuni aqui algumas vantagens que, quanto a mim, são relevantes quando se tem de decidir se devemos ou não abandonar as nossas raízes linguisticas:
  • quantos de vós nunca imaginaram vir a ser emigrantes e hoje estão a viver fora do país de origem? O futuro a Deus pertence  e o saber nunca ocupou lugar, toda a minha vida ouvi dizer.
  • quantos empregos pelo mundo se veem circular na internet a pedir fluencia em português? Bastantes e a perspectiva para os próximos anos é elevada. A língua portuguesa é a 6ª língua mais falada em todo o mundo, próximo de 265 milhões de nativos adicionados aos 35 milhões como segunda língua, totalizando 300 milhões de pessoas a falarem português.
  • os lugares reservados ao acesso às universidades públicas portuguesas a filhos de emigrantes portugueses geralmente não é preenchido, o que garante acesso praticamente directo aos estudantes emigrados e o valor das propinas é inferior ao verificado nalguns países da Europa.
  • está provado que crianças bilingue  aprendem línguas estrangeiras com mais facilidade, têm mais facilidade em executar diversas tarefas em simultâneo e podem aprender a ler mais rapidamente.
Um estudo feito junto da comunidade portuguesa em Londres comparou os jovens que não desenvolvem a língua dos pais com os que frequentam aulas de português extracurriculares. O estudo verificou que estes últimos têm mais probabilidades de obter classificações elevadas nos GCSEs (General Certificate of Secondary Education). Aprender português é um direito do emigrante português!! Existe alguma razão fundamentada para não aproveitar?

Background photo by | Foto de fundo por: ali harper photography