domingo, 17 de novembro de 2013

Matar Saudades: Tarte de Pastel de Nata

Já passaram umas semanas de quando fiz esta tarde pela primeira vez.
Esperava receber alguns amigos portugueses em casa. Um casal que havia emigrado para estas paragens fazia cerca de um mês na altura.
Desde que eu própria emigrei que comecei a dar um valor diferente ao pasteis de nata, valor que não dava quando vivia em Portugal. O certo é que esta iguaria é a mais famosa da doçaria portuguesa por estas bandas e são muitas as culturas e nacionalidades que já a conhecem das confeitarias e restaurantes portugueses que a fazem questão de divulgar. Um doce que não falta em nenhum café português por terras de sua majestade.

Pois eu, sendo daquelas pessoas que adora fazer doces, talvez pelo principal motivo de que os adoro comer,  procuro como requisito essencial, além do paladar, receitas práticas e simples. Daí, nunca me dispus a fazer pasteis de nata pela trabalheira que é forrar as forminhas com massa folhada. Quando encontrei a receita da tarte de pastel de nata pensei: um pastel de nata gigante é uma excelente forma de não forrar forminhas e reduzir o tempo de execução para menos de um terço.
E foi assim que conquistei os meus convidados que mataram saudades do pastel de nata e, é assim que, eu própria, tenho matado saudades do mesmo sempre que não tenho oportunidade de me deslocar a um café português.


Tarte de Pastel de Nata

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada
60gr de farinha Maizena
500ml leite
150ml água
2 cascas de limão
1 pau de canela
6 gemas de ovo
300gr açucar

Preparação:
Forrar uma tarteira com a massa folhada e picar o fundo com um garfo.
Dissolver a farinha num pouco de leite e reservar o restante.
Num tacho, deitar a água, o açucar, as cascas de limão e o pau de canela e deixar ferver cerca de 3 minutos.
Juntar a farinha Maizena previamente dissolvida no leite e o restante leite, misturar bem. Deixar em lume brando até engrossar.
Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
Numa tigela à parte, bater as gemas e verter sobre o preparado anterior mexendo energicamente até ficar tudo bem ligado.
Colocar na tarteira e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, até aloirar.

Prontinho para matar saudades polvilhado, ou não, com canela.
Bom apetite!